A comissão que organiza a agenda de mobilização do comitê estadual da campanha “10% do PIB para a Educação, Já!” realizou reunião na sede da ADUFPB na última terça-feira e definiu os detalhes para a mesa-redonda que debaterá o tema na Paraíba. O evento será realizado no dia 16 de agosto, às 9h, no auditório da Reitoria da UFPB.
Durante a reunião da última terça, representantes da comissão leram o texto do panfleto que será distribuído durante os debates, convocando a participação da sociedade do movimento. Um novo encontro está programado para o dia 10 (quarta-feira), também na ADUFPB, para definir a organização do ato público que acontecerá no dia 19 de agosto.
Outros eventos semelhantes e mobilizações irão acontecer ao longo do segundo semestre. O calendário de lutas culminará com o plebiscito nacional que está programado para 15 de novembro e que deve medir a vontade da população a respeito da destinação dos 10% do PIB para a Educação.
Sobre a luta – Os governos direcionam, hoje, apenas 5% do Produto Interno Bruto para o setor da Educação. No projeto do Plano Nacional de Educação (PNE) para o período 2011-2020, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, uma das metas é elevar esse percentual para 7%, mas no prazo de até 10 anos.
Diversas entidades do País estão agora lutando para modificar o texto do PNE, ampliando o investimento em Educação. Há indícios de que a meta dos 10% seja alcançada, sim, mas que o prazo continue sendo 2020. As entidades sindicais e civis do País pedem que a aplicação do recurso comece imediatamente.
Dez entidades estiveram presentes na reunião do dia 2, na ADUFPB. Foram elas:
- ADUFPB
- Coletivo Educadores em Luta
- Sindicato dos Jornalistas
- SINTECTPB
- MEL
- Fórum Estadual em Defesa da Educação Pública
- DCE – UFCG
- ANDES-SN/SRNE-II
- Sindifisco
- Anel-PB (Assembleia Nacional dos Estudantes-Livre)
Fonte: Ascom ADUFPB