A IV Semana Mulheres em Resistência, organizada pela ADUFPB, foi aberta nesta quarta-feira, 8 de março, com a presença de dezenas de docentes e representantes de lideranças femininas, durante café da manhã seguido de uma roda de conversa sobre o tema “O que as mulheres querem”. O evento ocorreu no Terraço Cultural da sede do sindicato, localizada no Centro de Vivência do campus I da UFPB.
Na abertura da atividade, a diretora de Comunicação da ADUFPB, Sandra Luna, falou um pouco sobre a trajetória da Semana Mulheres em Resistência, iniciativa que surgiu em 2020 como compromisso de campanha da então gestão do sindicato.
Naquele ano, dias antes do início da pandemia de covid-19, a ADUFPB reuniu a comunidade universitária dos quatro campi em uma série de eventos que incluiu debates, mesas-redondas e atividades culturais. O sucesso da iniciativa levou à formação do comitê Mulheres em Resistência, com a participação de diretoras do sindicato, com o intuito de manter a articulação da entidade com os movimentos de mulheres da Paraíba e reforçar a luta pelas pautas feministas.
No ano seguinte, já em um contexto de isolamento social, a ADUFPB voltou a realizar a Semana Mulheres em Resistência, mas desta vez com eventos on-line, envolvendo todos os campi da universidade. O contato mediado por telas não diminuiu o engajamento nas atividades e a experiência foi considerada um sucesso. Em 2022, mais uma vez a programação foi virtual.
Agora, em 2023, com a redução da gravidade da pandemia graças à imunização, a ADUFPB voltou a realizar eventos presenciais. Segundo Sandra Luna, a programação deste ano inclui palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, oficinas e debates, com temas que cobrem desde a produção feminina na ciência, na saúde e na literatura até a luta das mulheres contra a violência.
Confira a programação dos próximos dias:
Quinta-feira, 9 de março
16h – mesa-redonda “Mulheres na Ciência”
Local: Sala de Leitura da ADUFPB
Sexta-feira, 10 de março
14h às 18h – Oficina Mulheres e Escrita Criativa com o tema “A escrita de si”
Local: Sede sociocultural da ADUFPB
Veja as fotos do “Café com Prosa” e da roda de conversa “O que as mulheres querem”