A programação da IV Semana Mulheres em Resistência da ADUFPB continua na próxima segunda-feira (13/3) com duas mesas-redondas que vão abordar a atuação das mulheres no mundo das letras. As atividades serão realizadas na Praça da Alegria do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (campus I da UFPB), em uma parceria do sindicato com a Coordenação de Extensão do CCHLA.
A primeira mesa-redonda começa às 9h e abordará o tema “Mulheres Escritoras”. A segunda será sobre “Mulheres que escrevem sobre mulheres escritoras” e terá início às 10h.
Confira abaixo quem serão as debatedoras:
Mesa “Mulheres Escritoras”
Data: segunda-feira, 13/3
Horário: 9h
Local: Praça da Alegria do CCHLA
Mediadora:
Ana Cristina Marinho Lúcio – Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB. Desenvolve pesquisas sobre estudos decoloniais e feministas, poéticas orais e ensino de literatura.
Debatedoras:
Débora Gil Pantaleão – Associada ao IPB (Instituto de Psicanálise da Bahia). Praticante da psicanálise em João Pessoa. Integrante do cartel de coordenação da Sessão Noturna: ciclo de Psicanálise e Audiovisual EBP Bahia. Escritora, Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, com período sanduíche na University of South Carolina. Autora de oito livros de literatura, dentre eles o romance Uma das coisas (Escaleras, 2020). Coordenadora da Especialização em Escrita Criativa pela UNIESP (João Pessoa).
Débora Rosa – Professora de Literatura Inglesa da UFPB, carioca residente em JP, historiadora e estudante de Teatro também pela UFPB, tem pesquisa e extensão voltadas a narrativas dos séculos 18 ao 20, sob a perspectiva das teorias feministas e os estudos de gênero. Publicou o livro “O dia em que choveu violeta” em maio de 2022, e coordena desde 2021 o projeto de extensão Clube do Arcaico.
Larissa Rodrigues – Psicóloga clínica, psicanalista em formação, escritora e colunista do Correio das Artes entitulada “Afinal, o que quer uma mulher?”. Autora do romance, O que as mulheres carregam nas bolsas ( Ideia 2022) . Outorgada a Comenda Quarto Crescente como escritora revelação pela Fundação Casa de José Américo no ano de 2022.
Mesa “Mulheres que escrevem sobre mulheres escritoras”
Data: segunda-feira, 13/3
Horário: 10h
Local: Praça da Alegria
Mediadora:
Sandra Luna – Professora aposentada do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPB. Tem doutorado e pós-doutorado em Teoria e História Literária pela Unicamp, dedicou sua vida acadêmica ao ensino e à pesquisa em Literatura e Dramaturgia. Atual Diretora de Comunicação da ADUFPB, foi uma das fundadoras do Comitê Mulheres em Resistência do sindicato e participa ativamente do Movimento de Muheres e Feministas da Paraíba.
Debatedoras:
Juliana Luna Freire – Doutora e mestra pela Universidade do Arizona. É professora adjunta na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi professora adjunta em Framingham State University, e professora assistente na Boston University. Lecionou Literatura, Cinema Espanhol e Luso-Brasileiro nos Estados Unidos (Framingham State University e Boston University, em Massachusetts). Ministrou uma variedade de cursos, incluindo teatro, literatura contemporânea, subjetividades de gênero, e apresentou-se amplamente em conferências nos Estados Unidos e no Brasil. Sua pesquisa trata de grupos minoritários, estudos culturais e subjetividade, incluindo minorias indígenas e comunidades ciganas da Espanha e do Brasil. Atualmente, está explorando a violência como uma experiência epistêmica e como ela molda nossa percepção da arte.
Daniele Dayse Marques de Lima – Professora Adjunta de Literaturas de Língua Inglesa, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Campus João Pessoa. Doutora (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na área de Literatura e Cultura, na linha de pesquisa Tradição e Modernidade. Mestre em Letras (2008) pelo mesmo programa. Graduada em Letras, com Licenciatura em Língua Inglesa e em Língua Vernácula (2005), pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Estudou, durante a graduação, na University of Manchester, Inglaterra (2002-2003), onde cursou disciplinas do departamento de Inglês (English), por dois semestres letivos. Seus interesses acadêmicos voltam-se para as áreas de Literaturas de Língua Inglesa, Estudos Literários, Literatura Comparada, Dramaturgia e Teoria Literária.
Maria Aparecida de Oliveira – Professora adjunta de língua e literatura inglesa na Universidade Federal da Paraíba. Nos anos de 2016-2017 realizou seu pós-doutorado na Universidade de Toronto. Sua tese A representação feminina na obra de Virginia Woolf foi publicada pela Paco Editorial em 2017, em inglês pela Lambert Academic Publishing no mesmo ano e em espanhol pela Cuarto Propio em 2020. Suas publicações mais recentes são Conversas com Virginia Woolf, organizada por ela, Davi Pinho e Nicea Nogueira; Vozes Femininas, organizada por ela, Maysa Cristina Dourado e Patrícia Marouvo e A Prosa Poética de Virginia Woolf, organizada por ela, Lucas Leite Borba e Patrícia Marouvo. Além disso, tem um capítulo no The Edinburgh Companion to Virginia Woolf and Contemporary Global Literature (EUP, 2021).
Fonte: Ascom ADUFPB