A Jornada para Assuntos de Aposentadoria, organizada pela ADUFPB, reuniu professores e professoras no Littoral Hotel, em João Pessoa, na última segunda-feira (4/12), e foi considerada um sucesso de público. Os palestrantes abordaram temas como a contribuição social e profissional do aposentado para a sociedade, os impactos da Reforma Previdenciária e a ressignificação do trabalho, do lazer e da saúde no processo de envelhecência.
O evento – organizado pelo Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) e pela professora Marta Diniz, coordenadora do GTSSA e suplente da Tesouraria da ADUFPB – teve início às 10h, com a formação da mesa de abertura, que contou com a presença do presidente do sindicato, Cristiano Bonneau, da diretora para Assuntos de Aposentadoria, Rita Porto, da deputada estadual, Cida Ramos, e da professora da Universidade de Pernambuco (UPE), Ana Paula Bonneau.
Em sua fala, Cristiano Bonneau reforçou a importância de se discutir os temas relativos à aposentadoria e à defesa dos direitos dos trabalhadores. Segundo ele, muitos docentes ainda não refletiram sobre o futuro preocupante que se revela a partir do conjunto de reformas do sistema previdenciário dos últimos anos. “Isso principalmente se não tivermos um sindicato forte para lutar pelos nossos direitos. Talvez essa seja a luta mais importante que nós tenhamos que empreender nos próximos anos”, destacou.
Depois, foi a vez da palestra da deputada e professora Cida Ramos, que falou sobre “A Contribuição Social e Profissional do Aposentado para a Sociedade Contemporânea”. Ela foi mediada por Aloísio da Silva Lima, professor aposentado do Departamento de Engenharia de Produção da UFPB.
Logo em seguida, teve a mesa-redonda “Impacto da Reforma Previdenciária na Aposentadoria”, com as participações de Cristiano Bonneau, Fernando Cunha (secretário-geral da ADUFPB e professor do Departamento de Educação Física da UFPB) e Marcelo Sitcovsky (ex-presidente da ADUFPB e professor do Departamento de Serviço Social da UFPB). A mediação ficou por conta de Rita Porto, professora do Departamento de Habilitação Pedagógica da UFPB.
Durante a tarde, a programação continuou com a palestra vivencial O Bem Viver para o Bem Envelhecer — Trabalho, Lazer e Saúde para os 50+, com a professora Dilma Brasileiro, professora aposentada do Departamento de Educação Física da UFPB e autora do livro “Os tempos dos envelhecentes e idosos: ressignificando o trabalho, o lazer e a saúde”. Ela foi mediada pela também professora Lenilma Bento, vice-presidenta da ADUFPB. Por fim, depois de uma avaliação dos participantes, a comissão organizadora encerrou o evento com um relato das atividades.
Os vídeos do evento estão no Instagram e no Facebook da ADUFPB. Já a galeria de fotos pode ser vista aqui mesmo, no site do sindicato (ou clicando aqui).
Convite – Cristiano Bonneau aproveitou a ocasião para convidar os presentes a participarem da rodada de assembleias docentes que ocorre neste mês, nos campi da UFPB. No dia 12, a atividade será realizada em Bananeiras (10h) e Areia (15h). Já no dia 13, ela acontece no Centro de Vivência do campus I, a partir das 10h, reunindo professores de João Pessoa e do campus Litoral Norte. A pauta da assembleia inclui a eleição dos delegados para o 42º Congresso do Andes-SN e a apreciação das contas da ADUFPB referentes aos anos de 2018 e 2019.
Nas últimas semanas, o sindicato realizou duas oficinas de preparação dos Textos de Resolução (TRs) que serão encaminhados ao Andes para a composição do Caderno de Textos, documento que orienta os debates e deliberações do congresso. Segundo Cristiano Bonneau, um dos TRs será sobre a PEC 555, que acaba com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados e pensionistas. “Queremos que o sindicato nacional encampe essa luta”, declarou o presidente da ADUFPB.