Lideranças políticas, representantes de entidades sindicais e membros da comunidade universitária, convidados e familiares de diretores e diretoras do sindicato, prestigiaram a cerimônia de posse da 35ª Diretoria da ADUFPB, que aconteceu na noite desta terça-feira (30/7), na Sede Sociocultural do sindicato. A solenidade foi conduzida pela ex-diretora de Comunicação da ADUFPB, Sandra Luna, e teve falas de autoridades convidadas pelo sindicato, com destaque para as falas do presidente da 34ª Diretoria da ADUFPB, Cristiano Bonneau, e do novo presidente empossado, professor Edson Franco. Após a solenidade, foi servido um coquetel para os presentes, animado por apresentação musical do trio Kalm All In Jazz, que trouxe arranjos de bossa nova, pop e músicas atuais.
Em seu discurso, o novo presidente da ADUFPB, Edson Franco, destacou os desafios enfrentados pela antiga Diretoria do sindicato que encarou, nos últimos dois anos, um cenário de luta constante, não faltando coragem de denunciar e enfrentar, todos os dias, as ininterruptas tentativas de desestruturação do ambiente democrático do país e, principalmente, no campo da comunidade universitária.
Em sua fala, Edson Franco ressaltou ainda o ápice da luta da ADUFPB contra a perseguição aos docentes na UFPB, quando a entidade teve que lançar uma campanha, denominada “Cala boca já morreu”, em alusão à tentativa da administração universitária de calar o sindicato e a comunidade universitária frente as denúncias feitas pela entidade por abusos perpetrados pela interventoria na UFPB.
O professor Edson Franco também agradeceu às centenas de filiados que participaram das eleições e que escolheram os novos representantes para a direção do sindicato, depositando não só confiança na Diretoria como, também, nos novos membros do Conselho de Representantes da entidade.
Já o ex-presidente da ADUFPB, Cristiano Bonneau, em seu discurso, fez uma prestação de contas das inúmeras ações e atividades de luta realizadas durante sua gestão, saudando ainda todas as diretoras e todos os diretores que atuaram na 34ª diretoria da ADUFPB.
Sobre a nova Diretoria
A eleição para escolha da 35ª Diretoria Executiva da ADUFPB ocorreu no dia 10 de julho, nos quatro campi da universidade, após uma campanha eleitoral que durou cerca de 30 dias. Apenas uma chapa concorreu às eleições. A chapa “Universidade, Democracia e Luta”, única inscrita para o pleito, recebeu 414 votos e vai ficar responsável pelo comando do sindicato pelos próximos dois anos. No total, foram contabilizados 433 votos, sendo 14 brancos e cinco nulos.
O novo presidente eleito da ADUFPB, professor Edson Franco, que fez parte da diretoria anterior na função de Tesoureiro, agora assume o comando da entidade juntamente com sua vice-presidenta, professora Rita Porto, e mais 16 novos diretores. Confira abaixo a nova composição completa da Diretoria Executiva da ADUFPB para os próximos dois anos:
Presidente:
Edson Franco de Moraes
Vice-presidente:
Rita de Cássia C. Porto
Secretário geral:
Cristiano Bonneau
Tesoureira:
Marta Maria Diniz Cordeiro
Diretor de Política Sindical:
Antonio Joaquim R. Feitosa
Diretora de Política Social:
Nilvânia dos Santos Silva
Diretor de Política Educacional:
Fernando José de Paula Cunha
Diretora Cultural:
Carla Pereira dos Santos
Diretora de Divulgação e Comunicação:
Elisângela de Oliveira Inácio
Diretor de Assuntos de Aposentadoria:
Aloísio da Silva Lima
Diretor da Secretaria Adjunta do Campus de Areia:
Maurício Javier de Léon
Suplente de Secretaria Adjunta do Campus de Areia:
Roseilton Fernandes dos Santos
Diretor da Secretaria Adjunta do Campus de Bananeiras:
Claudio Germano dos Santos Oliveira
Suplente da Secretaria Adjunta do Campus de Bananeiras:
Gabriel de Medeiros Lima
Diretor da Secretaria Adjunta do Litoral Norte:
Saulo Emmanuel Vieira Marciel
Suplente da Secretaria Adjunta do litoral Norte:
Baltazar Macaíba de Sousa
Suplente da Secretaria Geral:
Leonildo Santos do Nascimento Júnior
Suplente de Tesouraria:
Azamor Cirne de Azevedo Filho