Nos últimos 40 anos, a ADUFPB pode se orgulhar de ter contribuído, em sua trajetória sindical, na defesa dos direitos dos trabalhadores, das liberdades, da democracia e, acima de tudo, na defesa de uma das principais instituições de educação pública, gratuita, laica e de qualidade: a universidade.
Desde sua fundação, em 25 de outubro de 1978, com o Brasil ainda sob o regime ditatorial dos militares, a categoria docente da UFPB vem contando com um espaço de resistência capaz de protagonizar lutas em defesa não só da autonomia da Universidade e dos direitos da categoria dos docentes, mas também, no enfrentamento pelas garantias institucionais e pelos direitos de todos os trabalhadores brasileiros.
Forjada nas lutas contra a ditadura civil, empresarial e militar, iniciada com o Golpe de 1964, a ADUFPB foi se constituindo embalada pelo processo de reorganização política e sindical que o país experimentava com o surgimento do novo sindicalismo. A lista de lutas, reivindicações, passeatas, atos públicos e manifestações em geral e conquistas tem sido enorme, o que expressa a história que este sindicato construiu e representa hoje. Basta uma simples consulta na internet, em livros já publicados, nos documentos do sindicato e em depoimentos registrados por professores e professoras para ficar atestado o papel importante que esta seção sindical representa para a categoria.
Ao longo das quatro décadas de sua existência, a ADUFPB contou com a dedicação de professores e professoras para assumirem a difícil tarefa de dirigir o sindicato. Nada mais justo que homenagear aqueles que, de uma maneira ou de outra, tiveram que abrir mão de questões profissionais e/ou familiares para assumirem tarefas nas lutas do sindicato.
Às gerações passadas, a atual diretoria do sindicato tem o mais profundo respeito e admiração, pois esta e as futuras gerações têm um débito incalculável com aqueles que dedicaram parte de suas vidas à construção e ao fortalecimento da ADUFPB. Da mesma importância, não poderíamos deixar de agradecer aos funcionários que fazem parte do cotidiano diário do sindicato que, ao longo destes 40 anos, veem se dedicando ao bom funcionamento e à manutenção, com todos os apoios logísticos e afetivos possíveis, para manter a ADUFPB uma entidade sindical sempre forte e atuante.
Neste momento de profundos ataques contra as Universidades e à democracia brasileira, é preciso reafirmar o compromisso com a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Esse é um importante patrimônio da sociedade brasileira, pois são as universidades públicas as responsáveis por mais de 90% da ciência e da tecnologia desenvolvida no país, pelo desenvolvimento de incalculáveis atividades de extensão e pela formação de milhares de pessoas nas graduações e pós-graduações.
Assim como nas primeiras lutas e resistências promovidas pelos professores e professoras em 1978, agora mais que nunca é tempo de lutar, fortalecer o sindicato e de contribuir com a resistência dentro e fora das Universidades. Como anunciamos no início deste ano, temos mais que 2018 motivos para defender os direitos, a educação pública e o que representam 40 anos de luta e resistência do sindicato.
Hoje é dia de comemoração e festa. Mas estaremos sempre atentos e dispostos a gritar e agir contra as ameaças à categoria docente e dos trabalhadores e trabalhadoras do nosso país. Nunca aceitaremos nenhum direito a menos e, juntos, vamos dar continuidade à história da ADUFPB.
Parabéns a todos os docentes filiados que fortalecem a ADUFPB!
Parabéns por esta história de luta e resistência!