O popular e o erudito, expressões do sentimento e da vida de um povo, são fundamentais para conceber uma sociedade. Nada mais natural, portanto, que juntá-los em um mesmo evento. Essa é a ideia por trás do 6º Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB, que promoverá o encontro entre a música clássica e a literatura de cordel, entre os dias 11 e 19 deste mês. A abertura acontece nesta sexta-feira (11), a partir das 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa (UFPB), ornamentada com uma imensa xilogravura do paraibano Marcelo Soares. A entrada é franca.
A primeira noite do festival começará com a declamação de um cordel escrito pelo poeta, cordelista, músico, cantador e escritor Merlanio Maia, especialmente para a ocasião. Logo depois, haverá uma apresentação da professora Maria Elizabeth Baltar (Ciências da Informação/UFPB), cujo trabalho de pesquisa enfoca a literatura de cordel e suas manifestações. Em seguida, peças musicais de Edward Elgar, Francesco Geminiani, João Guilherme Ripper e Dmitri Shostakovich serão executadas pela Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), com a participação dos solistas Paul Chou e Rodrigo Eloy (violinos), Anne Katarinne Leite (viola), Andrêyna Dinoá (violoncelo), Daniel Seixas (contínuo), Luiz Gustavo Carvalho (piano) e Estevão Gomes Constantino da Silva (trompete).
A fusão entre erudito e popular terá apresentações musicais diárias, com a participação de vários cordelistas (veja programação completa aqui). O evento também apresentará novas oportunidades acadêmicas aos estudantes, por meio de masterclasses e do contato com professores de outros locais; divulgará a produção artística da área de Práticas Interpretativas do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB (PPGM/UFPB); fortalecerá a integração entre os seus docentes; e efetivará novas parcerias artístico-acadêmicas com os professores convidados e suas respectivas instituições de ensino.
O vínculo entre a música de concerto e a literatura de cordel conta com a colaboração da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB) e a curadoria do cordelista Merlânio Maia. Desde a sua primeira edição, o Festival Internacional de Música de Câmara segue uma proposta de interação com outras formas de expressão artística e humanística. Esse diálogo já aconteceu com as artes plásticas, a literatura, o cinema e a filosofia.
Incentivo – O 6º Festival Internacional de Música de Câmara PPGM/UFPB é promovido pelo Grupo de Pesquisas em Pedagogia, Performance e Literatura de Instrumentos de Cordas e pela área de Práticas Interpretativas do PPGM, com o apoio da Reitoria da UFPB, da Direção do CCTA, da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Música, da Agência UFPB de Cooperação Internacional, da Fundação de Cultura da Cidade de João Pessoa (Funjope), da Clínica FisioCorpore, da ADUFPB e dos departamentos de Música e de Educação Musical da UFPB. Este ano, tem a direção artística do maestro e violinista estadunidense Paul Chou, regente da Pennsylvania Sinfonia Orchestra, juntamente com o professor Felipe Avellar de Aquino (UFPB).
Agende-se
Abertura do 6º Festival Internacional de Música de Câmara
Data: 11/08 (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Sala de Concertos Radegundis Feitosa (UFPB)
Entrada franca
Site do evento: http://www.festivalinternacional2023.homesteadcloud.com