O mês de março na ADUFPB será marcado por uma série de atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo sábado, dia 8. Além de marcar presença no grande ato que está sendo organizado pelos diversos movimentos de mulheres paraibanas, o sindicato dos professores também vai realizar, nos quatro campi da UFPB, palestras abordando o tema do assédio e da violência de gênero.
No próximo sábado, o ato público terá concentração na Praça Dom Adauto, em João Pessoa, a partir das 10h30. Este ano, os movimentos de mulheres optaram por realizar um Festejo Feminista de Carnaval de Rua, com o tema “Ainda estamos aqui – Vivas e festejando!”. A proposta é aproveitar o clima de carnaval para reafirmar que todas as mulheres são livres, donas de seus corpos e de seus destinos. Contra o machismo que oprime e silencia, elas vão gritar por respeito e em defesa dos direitos.
A partir da segunda quinzena do mês, terá início a série de palestras que a ADUFPB vai realizar nos quatro campi da UFPB. O tema que estará em debate será “Estamos aqui e somos contra o assédio e todas as formas de violência contra as mulheres: A urgência da implantação de medidas de enfrentamento na Universidade”.
Três das quatro palestras já têm datas confirmadas. No dia 17 (segunda-feira), o evento ocorrerá no campus IV – Litoral Norte; no dia 18 (terça-feira), no auditório da Reitoria, localizado no campus I – João Pessoa; e no dia 20 (quinta-feira), no campus II – Areia. A data da atividade no campus de Bananeiras deve ser divulgada em breve.
Confira a programação dos eventos já agendados:
Campus IV – Litoral Norte
Data: 17/3 (segunda-feira)
Horário: das 19h às 21h
Mesa de Debate: “Mulher, Universidade Pública e Política: atuação feminina e o combate ao assédio”
Expositoras:
-
- Prof.ª Dra. Nicole Pontes – Docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Presidente da ADUFERPE
- Prof.ª Dra. Maria Aparecida Ramos de Meneses – Deputada Estadual e Presidente da CPI do Feminicídio junto a Assembleia Legislativa da Paraíba
- Prof.ª Dra. Fernanda Marques de Almeida Holanda – Vice-Diretora do CCAE/UFPB
Mediadora:
-
- Prof.ª Dra. Rita de Cássia Cavalcanti Porto – Vice-Presidente da ADUFPB. Membro do Movimento Mulheres em Resistência-MER/ DUFPB
Campus I – João Pessoa
Data: 18/3 (terça-feira)
14h
Mesa solene de abertura:
-
- Reitora da UFPB – prof. Dra. Terezinha Domiciano;
- Presidente da ADUFPB – Prof. Edson Franco;
- Representante feminina do DCE (a ser indicada pelo DCE);
- Representante feminina do SINTESP (a ser indicada pelo Sindicato);
- Representante do MER – Mulheres em Resistência – Prof. Dra. Sandra Luna;
- Representante da COMU (Comitê de Políticas de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres na UFPB) – prof. Dra. Valéria Machado Rufino.
15h
Mesa de debate: “Estamos aqui e somos contra o assédio e todas as formas de violência contra as mulheres: a urgência da implantação de medidas de enfrentamento nas universidades”
Expositoras:
-
- Prof.ª Dra. Mônica Nóbrega – Vice Reitora da Universidade Federal da Paraíba. Já esteve como Diretora do Centro do CCHLA (no período de 2013 a 2021)
- Prof.ª Dra. Maria Aparecida Ramos de Meneses – Deputada Estadual e Presidente da CPI do Feminicídio junto a Assembleia Legislativa da Paraíba
- Prof. Dra. Patrícia Rosas – Docente Adjunta da UFPB, Campus I. Pesquisadora e Escritora
Mediadora:
-
- Prof. Dra. Elisangela Inácio – Diretora de Comunicação da ADUFPB e Coordenadora do GT Políticas de Classe para as Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual
Campus II – Areia
Data: 20/3 (quinta-feira)
Horário: das 18h30 às 21h
Mesa solene de abertura:
-
- Diretor do CCA – Bruno de Oliveira Dias
- Diretor da ADUFPB AREIA – Maurício Javier De Leon
- Prefeita Constitucional de Areia – Silvia Cunha Lima
- Representante estudantil feminina do CCA
- Representante Feminina do CAMOPS CCA UFPB
Mesa de debate: “Estamos aqui e somos contra o assédio e todas as formas de violência contra as mulheres: a urgência da implantação de medidas de enfrentamento nas universidades”
Expositoras:
-
- Prof.ª Dra. Sheila Costa de Farias. Docente do componente curricular língua inglesa do DCFS/CCA/UFPB, pesquisadora, extensionista, ex-conselheira da CoMu, participante do Fórum de Mulheres da UFPB e sempre na luta por uma vida sem violência e sem assédio contra as mulheres.
- Prof.ª Dra. Anita L. Pereira dos Santos. Docente Associada da UFPB, Pesquisadora, Extensionista e Militante pelo fim da violência de gênero, Feminista
Mediadora:
-
- Prof.ª Dra. Carla Santos. Diretora de Cultura da ADUFPB. Coordenadora do GTCA. Membro do Movimento Mulheres em Resistência-MER/ ADUFPB
Fonte: Ascom ADUFPB