Duas chapas concorrerão à eleição para a escolha do representante dos funcionários da UFPB junto ao Conselho Consultivo da Fundação de Seguridade Social (GEAP), que ocorrerá no dia 9 de junho nos Campi de João Pessoa, Areia e Bananeiras. Os servidores dos campi do Litoral Norte votarão no Campus I.
Veja aqui onde estarão as urnas
O presidente da Comissão eleitoral, Antônio de Pádua Alcântara, disse que, de acordo com ordem de inscrição, cujo prazo terminou, na última quarta-feira, dia 11 de maio, as chapas ficaram assim constituídas: Chapa 1 tem, como titular, Severino Ramos Mendonça de Santana, e para suplente foi inscrita Aremita Maria Gonçalves. Já a Chapa 2 tem como titular Fernando Augusto Medeiros da Silva e o Prof. Clodoaldo da Silveira Costa na suplência.
Terão direito a voto todos os servidores da UFPB, tanto ativos como inativos, titular do Plano GEAP. As eleições serão realizadas no horário das 8h às 18h, em urnas localizadas na Reitoria, Centros de Ensino, Hospital Universitário Lauro Wanderley e outros locais que serão definidos posteriormente pela Comissão Eleitoral.
A Comissão Eleitoral, composta pelos servidores Antônio Alcântara, Fernando Peixe, Marcelo Henrique e Marcos da Paz, baseada no regimento, vai começar a apuração logo após o encerramento das urnas, a partir das 19 horas, na sala da Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores (SODS), no prédio da Reitoria.
O Conselho é o órgão de assessoramento ao Conselho Deliberativo e de representação corporativa das Patrocinadoras e dos Participantes da Fundação. Tem função de exercer controle social das atividades de Previdência Complementar e Assistência a Saúde e Social. É formado por representantes eleitos e indicados de todas as 23 Patrocinadoras da GEAP e o mandato é de três anos. Sua existência é garantida enquanto perdurar a atual configuração estatutária da administração superior da GEAP.
Professores representados
Pela primeira vez, as eleições para o Conselho Consultivo contam com uma chapa por um servidor técnico-administrativo e por um representante da classe docente. De acordo com o professor Clodoaldo Costa, que integra a chapa 2 junto com Fernando Augusto Medeiros, uma das principais propostas da candidatura é a melhoria do Plano com a adesão de novos prestadores para aumentar a rede.
Outros ponto são: sensibilizar o retorno de profissionais que já integraram o quadro de prestadores; lutar pela redução ou exclusão da co-participação através do aumento da contribuição do governo; manutenção dos pais como dependentes (hoje garantido sob efeito de liminar); criar local para o usuário ter oportunidade de manter contato com os seus representantes (consulta sobre o plano, reclamação, sugestão, etc.).
“Lutamos também para avançar na garantia do acesso a órtese e prótese”, explica Clodoaldo Costa. Entre os direcionadores da campanha da chapa 2 está, ainda, a luta pela participação efetiva de titulares e suplentes nas reuniões do Conselho Consultivo com o apoio dos órgãos de classe e a realização de reuniões periódicas com os usuários, incluindo outros níveis de representação para atualizá-los e para debater sobre os assuntos de interesse para a prática do controle social.
Como representante dentro do Conselho Estadual de Representantes, o professor Clodoaldo Costa participou das lutas pelo pagamento per capita do Governo para os docentes (até então garantida apenas aos servidores técnico-administrativos) e pela redução do pagamento da mensalidade para a maioria dos servidores (técnico-administrativos e docentes) a partir da cobrança per capita, além das ações efetivas de cunho fiscalizador no âmbito hospitalar e dos veículos e equipes que prestam assistência nos serviços de urgência.
Fonte: Sintespb e ADUFPB