Jorge Bweres é um arquiteto dos palcos. Um profissional que carrega a arte na alma, mas que também possui um olhar técnico capaz de transformar a cena mais simples em pura luz e enxurrada de sentidos. Ele é o artista homenageado desta semana do projeto Momento Arte e Cultura, produzido pela ADUFPB.
“Uma das características do meu trabalho é a tentativa de juntar, onde é possível, essas duas vertentes: uma arquitetura com mais apelo cênico e uma cena com um pouco mais de rigor e precisão”, explica. Na área da Arquitetura e Urbanismo, ele atua principalmente no mercado de João Pessoa em projetos residenciais, comerciais, design de interiores e projetos de expografia.
Nas artes cênicas, Jorge Bweres deu os primeiros passos como ator no Grupo de Teatro Bigorna, onde foi dirigido por Ubiratan de Assis, W.J. Solha e Fernando Teixeira. Em 2002, dirigiu o seu primeiro espetáculo, “As pelejas de Ojuá”. Seis anos depois, ele se desligou do Bigorna e criou o Grupo de Teatro Lavoura, onde permanece até hoje.
Esteve à frente da direção de espetáculos de bastante repercussão, como “Diário de Um Louco”, “Bruta Flor” e “O Último Édipo”. Recentemente, atuou como iluminador e figurinista no espetáculo “Todo Tempo do Mundo”.
Além do teatro, Jorge Bweres demonstra seu talento nos palcos dos shows musicais e já trabalhou com as cantoras Maria Juliana, Lucy Alves e Rannya Aranha e com a banda Os Gonzagas. Também começou a atuar no cinema, e seu primeiro trabalho foi na direção de arte do premiado longa-metragem “Rebento”.
Sobre o projeto
O projeto Momento Arte e Cultura, idealizado pela ADUFPB, visa homenagear nomes das artes e reconhecer o valor da nossa produção artística. Por meio de vídeos curtos, lançados nas redes sociais sempre às sextas-feiras, o sindicato leva ao público apresentações, relatos e reflexões de artistas das mais diversas áreas, como teatro, cinema, música, literatura, artes plásticas e dança.
Assista ao vídeo com Jorge Bweres: