Uma universidade pública em defesa da educação antirracista e na luta pelo fim do feminicídio será o tema norteador das mesas de debates que serão promovidas pela ADUFPB durante o Seminário Político de Integração do sindicato, que acontece nesta quarta-feira (4) e quinta-feira (5) em encontros nos campi de João Pessoa, Bananeiras/Areia e no Litoral Norte (Mamanguape).
Com a participação de vários convidados e especialistas em cidadania e direitos humanos, políticas de classe para as questões étnico-raciais, de gênero e diversidade sexual, promoção da igualdade racial e da diversidade religiosa e, também, estudos e pesquisas afro-brasileiros e indígenas, o seminário é aberto para a participação de toda a comunidade acadêmica (docentes, gestores, técnicos administrativos e discentes da UFPB), bem como lideranças políticas e a sociedade civil.
O evento será distribuído em três mesas de debates: a primeira acontece no dia 4/12 (quarta-feira), a partir das 19h, no campus IV – Litoral Norte. Em seguida, dia 5/12 (quinta-feira), o seminário acontecerá no Centro de Vivência da UFPB no Campus I (João Pessoa), pela manhã, a partir das 9h. No mesmo dia, à noite, acontece mais uma mesa de debate na edição de Bananeiras e Areia, no Campus III, a partir das 18h30.
VIVÊNCIA CULTURAL
No Campus I, em João Pessoa, durante a abertura do seminário no Centro de Vivência da UFPB, haverá uma apresentação (Vivência Cultural) do Maracatu Quilombo Nagô (PB), coordenado pelo Mestre Marcílio Alcântara. Natural de Recife (PE), Mestre Marcílio passou a morar na Paraíba nos anos de 1990, fundou o Quilombo Nagô com amigos, em 2023. O mestre cita importantes personalidades para a história do Maracatu, como o Mestre Luiz de França, do Maracatu Leão Coroado, e o Mestre Walter de França, do Maracatu Raízes de África, ambos de Água Fria, em Recife, bairro onde Marcílio cresceu. Outra grande referência é Dona Santa, da Nação Elefante, considerada a matriarca dos maracatus de Recife.
CAMPANHAS
Durante o seminário, serão lançadas as campanhas “Sou Docente Antirracista” e “Nenhuma a Menos! Feminicídio Zero”, promovidas pela ADUFPB em parceria com o ANDES-SN. O evento é aberto ao público em geral, mas o Seminário Político de Integração da ADUFPB dará direito a certificado para estudantes e docentes. Para isso, é preciso que a inscrição do(a) PARTICIPANTE seja realizada até o dia 4 pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFPB (SIGAA).
SE INSCREVA PELO SIGAA
➡️ Campus I João Pessoa 📢
⚠️ Inscrições Abertas para o
SEMINÁRIO POLÍTICO DE INTEGRAÇÃO: A Universidade Pública em Defesa da Educação Antirracista e na Luta Pelo Fim do Feminicídio
(Realização: ADUFPB / ANDES-SN / UFPB / MER)
🗓️ Data: 05/12/24 (quinta-feira)
🕗 Horário: 9h às 12h
🔗 Link para inscrição:
https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/SPIUPDUEALPFF2024
‼️Inscrição como PARTICIPANTE até o dia 04/12/24 para ter acesso ao CERTIFICADO
➡️ Campus Bananeiras/ Areia:
‼️Seminário Político de Integração* da ADUFPB sobre Educação Antirracista e Pelo Fim do Feminicídio
🗓️ Data: 05/12/24 (quinta-feira)
🕖 Horário: 19h
🔗Clique no link abaixo para realizar a inscrição (até o dia 04/12/24 ) e garantir o acesso ao CERTIFICADO.
https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/SPIUPDUEALPFFLDC
Baixe a programação completa aqui.
SEMINÁRIO POLÍTICO DE INTEGRAÇÃO DA ADUFPB
Dias 4 e 5 de Dezembro de 2024
Campi João Pessoa, Bananeiras/Areia e Litoral Norte
Lançamento das Campanhas:
1) “Sou Docente Antirracista” (ADUFPB/ ANDES-SN).
2) “Nenhuma a Menos: Feminicídio Zero” (ADUFPB).
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
➡ Campus Litoral Norte:
- Data: 04/12/2024 (quarta-feira)
- Horário: 19h às 21h
- Local: Auditório Paulo Freire – Campus IV – Unidade Mamanguape.
Programação:
- 19h: Mesa Solene de Abertura (ADUFPB e Convidados)
- 19h30: Mesa de Debate: A Universidade Pública em Defesa de uma Educação Antirracista e na Luta Pelo Fim do Feminicídio.
Expositoras:
- Profª. Drª. Caroline de Araújo Lima (Doutora em Ciências Sociais; docente da UNEB-Campus Eunapolis; 1ª Secretaria do ANDES; integra o Grupo de Trabalho sobre “Políticas de Classe para as Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual do ANDES).
- Profª. Laura Taddei Alves Pereira Berquó (Advogada e Docente Adjunta da UFPB-Campus IV; Integrou, na qualidade de Presidente, a Comissão de Promoção da Igualdade Racial e da Diversidade Religiosa da OAB/PB).
Mediador:
- Prof. Saulo Maciel (Docente da UFPB do Campus IV/Diretor da ADUFPB, Integrante do GTPCEGDS – Grupo de Trabalho sobre “Políticas de Classe para as Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual” na Seção Sindical ADUFPB)
JOÃO PESSOA
➡ Campus I: João Pessoa
- Data: 05/12/2024 (quinta-feira)
- Horário: 9h às 12h
- Local: Centro de Vivência da UFPB
Programação:
- 9h: Mesa de Abertura (ADUFPB, representante da Reitoria e demais representantes de IES e Convidados)
- 9h30: Vivência Cultural, com a apresentação do Maracatu Quilombo Nagô (PB), coordenado pelo Mestre Marcílio Alcântara;
- 10h: Mesa de debate: A Universidade Pública em Defesa de uma Educação Antirracista e na Luta Pelo Fim do Feminicídio.
Expositoras:
- Profª. Drª. Caroline de Araújo Lima (Doutora em Ciências Sociais; docente da UNEB-Campus Eunapolis, 1ª Secretaria do ANDES-SN, integra o Grupo de Trabalho sobre “Políticas de Classe para as Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual” – GTPCEGDS do ANDES);
- Profª. Msc. Terlúcia Silva (Mestra em Ciências Jurídicas e Graduada em Serviço Social. Integra o Observatório Bríggida Lourenço e a Comissão de Heteroidentificação da UEPB, Abayomi-PB e Comitê Nacional Marcha das Mulheres Negras 2025.
- Profª. Drª. Rayane Noronha (Doutora em Serviço Social, docente da UFPB, militante da Articulação de Mulheres Brasileiras. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre Feminismos, Marxismos, Teoria da Reprodução Social, Relações Sociais Racializadas e Generificadas do Capitalismo, Estudos Decoloniais e Diversidade Sexual).
Mediadora:
- Profª. Drª. Elisangela de O. Inácio (Doutora em Serviço Social, docente da UFPB; Diretora de Comunicação e Divulgação da ADUFPB; coordena o GT “Políticas de Classe para as Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual na ADUFPB, integra o GT Comunicação e Artes e o Comitê Mulheres em Resistência; coordena o GT Raça/Etnia no Pet Saúde Equidade UFPB – DSEI Potiguara. Integrou a CPFI do Feminicídio na Assembleia Legislativa da Paraíba. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados para a Educação Antirracista na UFPB).
BANANEIRAS
➡ Campus Bananeiras com o Campus de Areia
- Data: 05/12/2024 (quinta-feira)
- Horário: 18h30 às 21h
- Local: Sede da ADUFPB, no Campus de Bananeiras – UFPB
Programação:
- 18h30: Mesa Solene de Abertura
- 19h: Mesa de Debate: A Universidade Pública em Defesa de uma Educação Antirracista e na Luta Pelo Fim do Feminicídio.
Expositores(as):
- Dr. José Antônio Baruty Novaes (Doutor em Bioquímica; Docente da UFPB; integrante e cofundador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas/NEABI/UFPB. Integra o Conselho de Representantes da ADUFPB).
- Profª. Drª. Rita de Cássia Cavalcanti Porto (Doutora em Educação, docente aposentada pela UFPB; Vice- Presidente da ADUFPB; integra o grupo MER-Mulheres em Resistência e Integra o GT Educação e de Formação Sindical na ADUFPB);
- Profª. Drª. Iranice Gonçalves Muniz (Doutora em Direito; Docente da UFPB; Membro colaboradora do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB e Integra o grupo Mulheres em Resistência/MER. Desenvolve pesquisas sobre a luta das mulheres camponesas).
Mediador:
- Dr. Cláudio Germano dos Santos Oliveira (Doutor em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais; docente do Campus III no curso de Administração vinculado ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas; Diretor da Secretária Adjunta de Bananeiras).
Realização:
ADUFPB – Grupo de Trabalho Sobre Políticas de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual da ADUFPB (GTPCEGDS) e Grupo de Trabalho de Comunicação e Arte da ADUFPB (GTCA)
Apoio:
UFPB; Comitê Mulheres em Resistência – MER/UFPB; NEABI/UFPB.
Fonte: Ascom/ADUFPB – Brasil de Fato