A professora aposentada e autora de livros infantis Socorro Barbosa será homenageada por alunos da escola Les orangiers, em Nice, França. Eles encenarão dois contos do livro “La Petite Feuille Jaune et Autres Histoires de Mamie Babi”, tradução francesa de “A folhinha amarela e outras histórias de vovó Babi” (Editora Universitária – PB, 2003), da escritora paraibana.

O evento ocorre sempre na primeira quinzena de junho, dentro da programação do encerramento do ano letivo da escola, com a presença da diretora, de coordenadores, professores, pais, familiares e convidados. Na ocasião, os alunos podem exibir suas habilidades artísticas.

As crianças vão encenar os contos “Ziza, la petite fourmi” (Ziza, a formiguinha) e “La petite étoile” (A estrelinha). Ao final do evento, a professora Socorro Barbosa vai autografar os livros das crianças.

De acordo com a escritora, a homenagem dos pequenos leitores é o reconhecimento de um trabalho realizado com amo. “O reconhecimento pela dedicação produz na alma e na razão uma dança mágica que nos impulsiona a cantar e contar para todos esse sentimento forte e saudável que é a alegria de viver”, declara.

Lançada em 2003, a primeira edição de “A folhinha amarela e outras histórias de vovó Babi” tem a apresentação de Neide Medeiros e ilustração em cores do desenhista paraibano Shiko. O livro em língua francesa foi traduzido pela própria autora, publicado inicialmente no Canadá (Editions eBooksLib, 2005) e adotado em Quebec. A edição francesa adotada em Nice está acompanhada de CD.

A autora, participante entusiasmada do grupo Tarde Literária (grupo de leitoras que se reúne mensalmente para discutir literatura), escreveu também os seguintes livros para crianças: “Rom Rom, o ratinho Feliz”, apresentado por Belminda Vinagre; “O jacaré apaixonado”; “Mamãe Sabiá”; “O príncipe Tanino e a princesa Belinha”; “O balanço Mágico”, com apresentação de Ana Coutinho.

Ela é autora, ainda, de “Um longo caminho”, livro direcionado para pré-adolescentes, testado e aprovado pelos netos de 12 e 13 anos, que estará brevemente nas mãos dos leitores. “Lalinho Tatuí”, conto para crianças a partir de 3 anos de idade, também já está concluído e aguarda as ilustrações de Shiko, que anda sobrecarregado com trabalhos encomendados pela editora Ática.