O dia 15 de agosto de 2022 marca o retorno das aulas presencias na Universidade Federal da Paraíba em meio a quase três anos da pandemia mais mortal do nosso momento histórico.
Essa volta revela a percepção de que inúmeros e queridos colegas não estão mais conosco; que houve um encolhimento bastante significativo dos investimentos em educação, a serem vislumbrados no aumento exponencial da precarização do trabalho docente; que permanecemos sem reajuste de nossos vencimentos, corroídos pela inflação de uma economia sem controle; que a democracia, como aquele modo de organização da vida em comunidade e conquista fundamental dessa concepção de universidade que defendemos, continua sangrando, em inúmeros arroubos autoritários daquele que se pretende governar a nação e desse que se pretende ser reitor, mas não passa de um interventor.
Iniciamos nossos novos dias com o desejo, a esperança e a consciência de que há um caminho a ser trilhado, em um ano eleitoral ímpar, em um país que coloca à prova o verniz de sua civilização.
A ADUFPB, nosso sindicato, mantém-se na ação incessante de defesa da carreira docente e da universidade pública, assumindo seu protagonismo no cenário político atual. Por isso, iniciamos esta semana juntos para terminarmos o ano ainda mais unidos, enfrentando a conjuntura que se adensa e se torna, a cada instante, mais complexa.
Com a responsabilidade dessa defesa intransigente dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores docentes, a ADUFPB – em sua Diretoria Executiva, seu Conselho de Representantes e corpo de funcionários – vos convida à luta e vos saúda neste semestre que se inicia.
Quem tem sindicato, nunca está só!
João Pessoa, 15 de agosto de 2022
Cristiano Bonneau
Presidente ADUFPB