O Momento Arte e Cultura apresenta esta semana um artista de múltiplos talentos. André Morais iniciou a carreira no teatro, abraçou o cinema e chegou à música. É ator, diretor, roteirista, dramaturgo, cantor e compositor. Foi no grupo de teatro do Colégio Marista, em João Pessoa, que ele teve o primeiro contato com a arte. Já na Universidade Federal da Paraíba, cursando Comunicação Social, escreveu, dirigiu e produziu o seu primeiro curta-metragem, “Alma”, que participou de festivais no Brasil e no exterior.
Um de seus trabalhos mais conhecidos é o longa-metragem “Rebento”, de 2018, do qual participam mais de 40 artistas da Paraíba, na técnica e no elenco. O filme estreou na seleção oficial da Mostra de Cinema de Tiradentes e angariou prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Golden Sparrow de Melhor Filme e Melhor Atriz no Diorama Film Festival em Nova Deli, Índia.
No teatro, André Morais é responsável por produções como o monólogo “Diário de um Louco”, que circulou mais de 60 cidades em 12 anos de história. No ano passado, estreou o espetáculo “Memórias de terra e água”, que une dramaturgia e música por meio da obra do escritor moçambicano Mia Couto.
E foi nos palcos de teatro que André Morais descobriu o talento para o canto e a composição musical. A partir de um espetáculo, gravou seu primeiro disco, “Bruta Flor”, em 2011. O segundo veio em 2015 e recebeu o título de “Dilacerado”. Neles, o artista faz parceria com nomes como Chico César, Carlos Lyra, Sueli Costa e Marco Antônio Guimarães. Os discos também contam com a participação de Mônica Salmaso, Tetê Espíndola, Ná Ozzetti, Ceumar, Elza Soares e Naná Vasconcelos.
Sobre o projeto
O projeto Momento Arte e Cultura, idealizado pela ADUFPB, visa homenagear nomes das artes e reconhecer o valor da nossa produção artística. Por meio de vídeos curtos, lançados nas redes sociais sempre às sextas-feiras, o sindicato leva ao público apresentações, relatos e reflexões de artistas das mais diversas áreas, como teatro, cinema, música, literatura, artes plásticas e dança.
Assista ao vídeo com André Morais: