As comemorações pelos 45 anos da ADUFPB já começaram, mas a abertura oficial acontece nesta sexta-feira (20), com um concerto que reunirá a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) e o contrabaixista Xisto Medeiros. A apresentação será na Sala Radegundis Feitosa (CCTA-UFPB), às 20h, e contará com as participações especiais dos músicos e professores Arimateia Veríssimo (Teinha), Léo Meira, Gledson Meira, Helinho Medeiros e Hercílio Antunes. A entrada é gratuita.
Natural de Patos-PB, Xisto Medeiros pertence à terceira geração de músicos da família. Cantor, compositor, contrabaixista, arranjador e produtor, ele começou os seus estudos musicais aos 13 anos de idade, sob a orientação do seu tio João Linhares. De lá para cá, acumulou uma série de vivências, fruto de suas andanças mundo afora e dos encontros em palcos divididos com grandes nomes da música. Atualmente, Xisto é professor de contrabaixo elétrico e acústico da UFPB e ocupa o cargo de primeiro contrabaixo da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). Também é contrabaixista, produtor e diretor musical do Quinteto da Paraíba.
Já a OSUFPB foi fundada em 2013, como um equipamento cultural da UFPB. Pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e ligada aos departamentos de música e de educação musical da instituição, a orquestra tem finalidades pedagógicas, que envolvem professores e alunos da UFPB, e também contribui para a formação de plateias entre o público pessoense. Tem 21 músicos fixos, sendo 19 cordas, um clarinete e uma trompa. Eventualmente, conta com a participação de professores e alunos do curso de Música da UFPB e também de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.
Programa – O concerto pelos 45 anos da ADUFPB será baseado em obras de Xisto Medeiros e parceiros, além de uma composição de Chico César e outra de Zé Dantas. Os arranjos também são dele, com exceção de “Desejo e necessidade” (Chico César), que teve Adail Fernandes como arranjador. A Sala Radegundis Feitosa tem capacidade para 300 pessoas; portanto, é preciso chegar com antecedência, para garantir um lugar.
Fonte: Ascom ADUFPB