O compositor Adeildo Vieira lança, neste sábado, dia 7 de outubro, o quarto álbum de sua carreira, intitulado O PRESENTE. O show, com o apoio da ADUFPB, começa às 20 horas e o artista será acompanhado pelo grupo Alamiré, que já o acompanha há alguns anos e que, junto com Adeildo, assina este novo trabalho. Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla até a sexta-feira. No dia do show, só poderá ser comprado na bilheteria do teatro, que estará aberta uma hora antes do espetáculo.
No show, Adeildo Vieira apresentará nove das dez canções contidas neste álbum, que foi concebido durante o período pandêmico, quando resgatou canções e melodias antigas, fazendo regravações e também compondo novas obras a partir de parcerias inéditas com artistas paraibanos como Fuba, Seu Pereira, Titá Moura e Guga Limeira. Mas o artista não se limitará a apresentar apenas suas canções novas, pois defende que o público precisa ser contemplado com a apresentação de canções que já conhece e que já fazem parte de seu universo emocional. “Canções como Amorério, Alegria de Farol e Chega Junto não podem faltar em nenhuma das minhas apresentações”, assegura.
Este é o quarto álbum do compositor, que agora vem assinado pelo artista Adeildo Vieira juntamente com o grupo Alamiré, que é a banda que o acompanha e que tem total afinidade com a sua obra. Foi esse grupo que participou da construção dos arranjos de todas as canções do álbum e também as gravou no Estúdio Peixe Boi, aos cuidados profissionais de Marcelo Macedo. O grupo Alamiré é composto por Rudá Barreto (guitarra), Uaná Barreto (teclados), Gilson Machado (bateria) e Ilder Santos (baixo). “Esta é a banda que vem me acompanhando há alguns anos e dois de seus integrantes são meus filhos, o que mostra o nível de integração artística que eu tenho com esses músicos”, revela Adeildo Vieira. Mas vale ressaltar que, neste show, o baterista convidado é Saulo Soares, já que Gilson Machado estará comprometido com outros compromissos profissionais no dia do evento. “Saulo Soares é um dos mais talentosos músicos dessa nova geração e chegou para manter o nível artístico já reconhecido desse grupo”, afirma Adeildo.
O álbum O PRESENTE traz parcerias inéditas com Adeildo Vieira. O compositor revela que “durante a pandemia eu passei por uma certa crise criativa, o que me levou a reeditar canções já conhecidas do público, mas que ainda não tinham sido gravadas em minha discografia. Além disso, tirei do baú melodias preciosas sobre as quais eu pretendia colocar letras que nunca chegaram à minha mente. Pois bem, desapeguei-me delas e convidei companheiros que admiro para me ajudar com sua poesia e daí nasceram quatro canções novas que gosto muito”. E o resultado foram as canções “Boniteza”, em parceria com Guga Limeira; “Coração Erê”, com Fuba; “O Mundo Agora é Seu”, com Seu Pereira, e “Pés Cansados das Horas”, com Titá Moura.
Outra obra de arte à parte é a confecção da capa do álbum, que foi concebida pelo artista multimídia Vat Vaz. Foi ele quem entendeu que, a partir do título do álbum, a imagem que melhor lhe representaria seria uma fênix. “Vant compreendeu que este álbum tem algo de recomeço, de renascimento das cinzas. Compreendeu também que a palavra ‘presente’, ao mesmo tempo em que representa um regalo, também pode ser entendida como um marco temporal, falando do agora. E o agora é recomeço, principalmente se considerarmos que essa obra foi um rito de sobrevivência artística meu frente a uma pandemia em que sofri de solidão e outros sofrimentos ainda mais pesados, como a perda de amigos pela covid”, explica Adeildo Vieira ao se referir ao design do álbum. Daí surgiu um pássaro mitológico construído a partir dos traços desse artista incrível, que é Vant Vaz.
Adeildo Vieira faz 40 anos de carreira em 2024 e o lançamento deste seu quarto álbum se soma a uma obra já reconhecida pelo público e pela crítica, tanto na Paraíba quanto em outros estados brasileiros e até em outros países como o Senegal, a França e Portugal, por onde o artista passou divulgando a sua obra e vivendo ritos de convivência com outros artistas e outras culturas mundo afora. Os planos é de comemorar as quatro décadas de atuação cultural viajando pelo estado da Paraíba, pelo Brasil e também por outros países. Adeildo, junto com o Alamiré, já tem show marcado para agosto de 2024 em festival na França, mas está prospectando outros espaços para que se forme uma turnê que venha comemorar sua carreira na companhia dessa banda que tanto o representa em seus sonhos de ser artista capaz de se relacionar com o mundo.
Fonte: Assessoria