A ADUFPB vai realizar, de 3 a 7 de abril, uma oficina sensorial de fotografia com o premiado jornalista e artista plástico paraibano Ricardo Peixoto. As aulas ocorrerão das 14h às 17h, na Sede Sociocultural do sindicato, localizada na rua Gilvan Muribeca, bairro do Cabo Branco, em João Pessoa.
Para se inscrever, os interessados devem solicitar a ficha cadastral na secretaria da sede da ADUFPB, no Centro de Vivência do campus I, a partir desta terça-feira (21/3) até 31 de março. Os filiados dos campi Areia, Bananeiras e Litoral Norte podem fazer a inscrição pelo e-mail adufpb@terra.com.br, informando os seguintes dados: NOME, DEPTO/CENTRO/CONTATO CELULAR E E-MAIL. O curso oferece 25 vagas, é gratuito, exclusivo para professores sindicalizados e direcionado tanto para iniciantes na fotografia, quanto para fotógrafos experientes.
“Não é mexer com a máquina, mas mexer com o olho”, resume Ricardo Peixoto ao explicar a metodologia utilizada na oficina, que recebe o nome de “Percepção do Olhar”. De acordo com ele, serão utilizadas dinâmicas, exercícios de relaxamento, respiração e alongamento com o objetivo de estimular a imaginação e a percepção sensorial.
Por esse motivo, é importante que os alunos utilizem roupas leves, adequadas para sentar e deitar no chão. “Às vezes a gente se preocupa em saber qual é o melhor equipamento, o mais potente, e esquece do olhar interior. Vamos trabalhar essa questão sensorial, como a gente percebe e olha as coisas ao redor”.
Segundo Ricardo Peixoto, por meio de exercícios com jogos, rodas, dramatizações e técnicas de sensibilização, a oficina amplia o contato direto com as sensações e emoções do indivíduo. As aulas combinam jogos sensoriais e brincadeiras com exercícios de percepção, valorizando o aprendizado que se produz com base na vivência de situações nas quais a espontaneidade, a efetividade e o fazer são levados em grande importância.
Currículo
Ricardo Peixoto é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba e curador do Museu da Imaginação (1990-2017). Trabalha como consultor, curador, arte-educador, fotógrafo, produtor cultural e designer gráfico para projetos institucionais de organizações nacionais e internacionais, governo federal, governos estaduais, instituições, universidades, fundações culturais, prefeituras, associações, comunidades e ONGs no Brasil.
É coordenador da Ensaio Brasil – Produtora Cultural e um dos fundadores da Associação Paraibana de Arte e Cultura. Foi, ainda, sócio-fundador da Ensaio, a primeira agência de fotografia da Paraíba (1994-2010), coordenou projetos de pesquisa e documentação através da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão da Universidade Federal da Paraíba (1989-2005).
O trabalho de Ricardo Peixoto já recebeu diversas premiações na Paraíba e em outros estados, a exemplo do Prêmio Sesc de Fotografia Marc Ferrez – DF (2010), da Comenda Cultural Ariano Suassuna da Câmara Municipal de João Pessoa – PB (2009), o Prêmio de Fotografia Cidade de Santa Maria – RS (2009, 2006, 1998 e 1997), prêmios no 4º e 3º Festival de Poesia Encenada do Sesc-PB (2008-2007), o Projéteis de Arte Contemporânea da Funarte-RJ (2004), o Prêmio Maratona Fotográfica Cidade de Natal-RN (1997) e o IX Prêmio Marc Ferrez de Fotografia da Fundação Nacional de Arte – RJ (1996).
AGENDE-SE
Oficina sensorial de fotografia “Percepção do Olhar”
Inscrições
Quando: de 21 a 31 de março
Como se inscrever: preencher ficha disponibilizada na sede da ADUFPB, no Centro de Vivência do campus I. Professores dos campi do interior podem solicitar inscrição pelo e-mail adufpb@terra.com.br
Quem pode se inscrever: professores sindicalizados. A oficina é voltada tanto para iniciantes quanto para fotógrafos experientes
Valor: Gratuita
Vagas: 25
Aulas
Quando: de 3 a 7 de abril
Horário: das 14h às 17h
Local: Sede sociocultural da ADUFPB, localizada na rua Gilvan Muribeca, bairro do Cabo Branco, em João Pessoa
Fonte: Ascom ADUFPB