A ADUFPB deu início a uma rodada de reuniões nos centro de ensino da Universidade Federal da Paraíba para debater o projeto de reforma da Previdência e o programa Future-se, do Ministério da Educação. A primeira atividade foi realizada na terça-feira (23/7), no Centro de Ciências Exatas e da Natureza. A segunda ocorreu na quarta-feira (24), no Centro de Ciências da Saúde.
Para a próxima semana, já estão agendadas mais duas reuniões. Uma na terça-feira, dia 30 de julho, no auditório do Centro de Educação, a partir das 10h. E a outra na quinta-feira, 1º de agosto, no auditório do Centro de Tecnologia, às 9h30.
A ADUFPB convida todos(as) os(as) professores(as) a participarem das atividades e lembra que esta é uma valiosa oportunidade para buscar informações sobre os dois temas que interferem diretamente na carreira docente, nos direitos trabalhistas e sociais e na estrutura das instituições federais de ensino do país.
As reuniões realizadas até o momento contaram com a presença do vice-presidente da ADUFPB, Fernando Cunha, e dos professores Marcelo Sitcovsky (no CCEN) e Jaldes Meneses (no CCS). Fernando Cunha reafirmou que a ADUFPB está unida aos demais segmentos da universidade e aos diversos movimentos nacionais que estão sendo construídos no campo da educação.
“Nós não temos dúvida de que a luta é de todos que defendem a universidade pública e gratuita, que defendem um serviço público de qualidade e o sistema de Seguridade Social. Não temos dúvida nenhuma de que é a unidade desses grupos que pode enfrentar, nas ruas, o cenário que se apresenta. Entendemos também que precisamos dialogar cada vez mais com os nossos colegas para explicar o que está em jogo. Por esse motivo, estamos realizando essa rodada de reuniões nos centros”, explicou Fernando Cunha.
Reunião também com os diretores
Ainda na próxima semana, a ADUFPB também vai realizar uma reunião com todos(as) os(as) diretores(as) de centro para discutir especificamente o programa Future-se, apresentado aos reitores e reitoras no dia 17 de julho, em Brasília. O projeto tem como principal objetivo modificar o modelo universitário público no País.
A diretoria do sindicato fez uma primeira análise dos documentos até o momento disponibilizados pelo Ministério da Educação e deseja aprofundar esse debate com os gestores dos centros de ensino da universidade. A reunião ocorrerá na sede da ADUFPB, no Centro de Vivência do campus I, na próxima segunda-feira, 29/7, a partir das 16h.
Fonte: Ascom ADUFPB