A Diretoria Executiva da ADUFPB e o Conselho de Representantes da entidade convocam os(as) docentes e a comunidade acadêmica para uma plenária na próxima sexta-feira (26) com o objetivo de discutir o processo de intervenção na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A atividade ocorrerá no Centro de Vivência do campus I, em João Pessoa, a partir das 10h.
Segundo o presidente da ADUFPB, Cristiano Bonneau, a proposta é de que a plenária seja uma preparação para a reunião autoconvocada do chamado “Conselhão”, formado pelos três conselhos deliberativos da Universidade (Consuni, Consepe e Conselho Curador). A audiência, que ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 29, vai retomar a discussão do dossiê sobre a intervenção na universidade e a possível destituição do interventor Valdiney Gouveia e da vice, Liana Filgueira.
O debate sobre o dossiê foi iniciado pelo Conselhão no dia 16 de maio, em audiência realizada no auditório da reitoria, no campus I. Entretanto, explica o professor Cristiano Bonneau, o processo foi obstruído pela atuação da vice-interventora, que ocupou a presidência da reunião. Implicada no processo, ela estaria impedida de exercer essa função. Por essa razão, a presença dela na mesa gerou muitos protestos da parcela da comunidade acadêmica que acompanhava a audiência.
“Também contribuiu para a obstrução do debate no dia 16 a atuação do procurador da UFPB, que fez uma defesa pública da situação da vice, tal qual advogado de defesa da gestão interventora”, avalia o presidente da ADUFPB, Cristiano Bonneau.
Após uma série de debates, que se iniciaram no turno da manhã e foram retomados à tarde, a vice-interventora retirou-se da reunião, gerando ainda mais revolta nos presentes. Na sequência, os conselheiros do Consuni, Consepe e Conselho Curador continuaram no local e, juntos, redigiram requerimento de convocação para nova reunião conjunta das três instâncias deliberativas, que ficou marcada para o dia 29.
“Nossa intenção ao realizar essa plenária na sexta-feira, três dias antes da reunião do Conselhão, é discutir as sequelas que o processo de intervenção vem deixando na UFPB e mobilizar a comunidade universitária para que todos compreendam a importância desse debate na segunda-feira”, acrescenta o professor Cristiano Bonneau.
Fonte: Ascom ADUFPB