A ADUFPB e o Observatório Paraibano de Jornalismo (OPJor) iniciaram, na manhã desta quarta-feira (3/8), diálogo em torno de uma parceria com o objetivo de levar para a TV aberta debates sobre temas como acesso à informação, comunicação pública, responsabilidade jornalística e combate às fake news.
Participaram da reunião a diretora de Comunicação da ADUFPB, Sandra Luna, e o diretor de Cultura, Carlos Anísio, além da equipe de assessoria de imprensa do sindicato. Representando o OPJor estavam os professores Sandra Moura e David Fernandes, do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (PPJ/UFPB).
Criado em agosto do ano passado, o Observatório Paraibano de Jornalismo é formado por profissionais da imprensa e professores da área que acompanham e analisam as informações divulgadas nos meios de comunicação do estado. A iniciativa está institucionalmente ligada ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e disponibiliza em um blog e um canal no YouTube críticas de mídia, checagem dos fatos e pesquisa sobre qualidade e acessibilidade das informações jornalísticas.
A proposta agora é levar para a TV aberta o modelo de conteúdo que hoje é produzido para o YouTube. Para isso, o grupo já iniciou contato com um canal público de televisão e está buscando parcerias para viabilizar a produção do programa. “A ADUFPB tem todo o interesse em contribuir com essa iniciativa e participar desse projeto tão relevante, ainda mais no momento em que vivemos, quando devemos combater ainda mais a desinformação e as ameaças aos Direitos Humanos”, avalia a professora Sandra Luna.
Você pode conferir o conteúdo do Observatório Paraibano de Jornalismo no blog, YouTube ou Instagram.
Fonte: Ascom ADUFPB