A ADUFPB disponibilizou em seu canal no YouTube (www.youtube.com/ADUFPB) a segunda palestra do projeto “Realidade Brasileira e Universidade”. O convidado desta vez foi o professor da Universidade de São Paulo (USP), Vladimir Safatle, que ministrou palestra com o tema “O Conservadorismo na Atualidade Brasileira” no dia 31 de agosto, no auditório da Reitoria.
Ele abriu a palestra analisando o atual momento político brasileiro, marcado pelo impeachment de Dilma Rousseff. Na opinião de Saflate, esse processo revela o fim definitivo do que o Brasil conhece por “Nova República” (período de redemocratização do País iniciado com o fim da ditadura militar e eleição de Tancredo Neves).
“A experiência da Nova República acaba hoje”, declarou Safatle, que conversou com professores da UFPB no dia 31 de agosto, mesma data do julgamento de Dilma Rousseff no Senado. “Antes de qualquer coisa, acho importante nós termos uma leitura do que foi esse momento. O que aconteceu para ele terminar de forma tão dramática”, afirmou.
Segundo o professor da USP, um dos fatores que chama atenção é o fato de que, ao final deste ciclo histórico, o País não vê nenhum outro ciclo se constituir. “E isso é um dado novo na historia brasileira. Todas as vezes que ciclos históricos terminaram no Brasil, eles terminaram pela pressão do advento de um outro ciclo”,explicou Safatle.
Foi o que ocorreu, segundo ele, com a república oligárquica, que vigorou até 1930, com o Getulismo e com a Ditadura Militar. Mas um processo diferente tomou forma agora: “A nova república terminou em colapso. Deste colapso, agora, não é possível identificar nenhuma tendência hegemônica”, sentenciou Safatle.
Assista abaixo o vídeo completo da palestra do professor Vladimir Safatle.
Fonte: Ascom ADUFPB