Cumprindo decisão da Assembleia Docente ocorrida no dia 22 de agosto, a Diretoria Executiva da ADUFPB vai disponibilizar um ônibus para levar os professores ao ato público que ocorrerá no próximo domingo (1º de setembro), na cidade de Monteiro, em defesa do projeto de transposição do rio São Francisco. Professores(as) interessados(as) em participar devem deixar o nome na secretaria da sede da entidade, localizada no Centro de Vivência do campus I, em João Pessoa.
O ônibus está programado para sair às 4h da manhã do domingo – seis horas antes do início da atividade em Monteiro, que fica localizado a aproximadamente 300 quilômetros da capital. Os professores inscritos vão aguardar o veículo no Centro de Vivência do campus I.
Batizado de “SOS Transposição: Grito do Nordeste”, o ato público tem como objetivo cobrar do governo federal a manutenção do projeto de Transposição. A atividade deve reunir lideranças políticas e movimentos sociais comprometidos com a luta contra a seca e em defesa do Nordeste.
Monteiro, localizado no Cariri paraibano, foi o primeiro município do país a receber água do rio São Francisco. Entretanto, desde fevereiro deste ano, o bombeamento foi suspenso, afetando diretamente 36 cidades da região. Sete meses depois, o canal da Transposição acumula apenas água da chuva e apresenta rachaduras em vários pontos, lodo e blocos de areia.
Fonte: Ascom ADUFPB