A população ainda pode registrar o voto no plebiscito popular que está consultando os brasileiros a respeito da formação de uma assembleia constituinte para a reforma política. Até a próxima sexta-feira (12/9), continuarão espalhadas pela Universidade Federal da Paraíba 15 urnas, uma delas na sede da ADUFPB, localizada no Centro de Vivência do campus I, em João Pessoa.
Na última segunda-feira (8/9), começaram a ser apurados os votos de parte das 40 mil urnas que foram disponibilizadas em 4,5 mil municípios do Brasil. Segundo o professor Fernando Cunha, diretor de Política Educacional da ADUFPB e militante na organização do plebiscito, as primeiras urnas abertas na Paraíba estão tendo, em média, 450 votos. Em todo o Estado foram dispostas 650 urnas.
Na terça-feira (9/9), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPB realizou, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas, uma aula-espetáculo com o sociólogo e produtor do grupo “O Teatro Mágico”, Gustavo Anitelli, para discutir reforma política. Também foi disponibilizada no local uma urna do plebiscito popular.
Também foi possível participar da consulta pela internet, no site http://www.plebiscitoconstituinte.org.br. Apenas os votos online somaram 1.744.872. Desses, 96,9% (1.691.006) foram pelo “sim” à Constituinte do Sistema Político, e 3,1% (53.866) pelo “não”.
O resultado final da votação será divulgado no dia 24 de setembro, durante uma coletiva de imprensa, e apresentado aos três poderes – Presidência da República (Executivo), Congresso Nacional (Legislativo) e Supremo Tribunal Federal (Judiciário) – como forma de pressionar, especialmente o Congresso, por um plebiscito oficial com o mesmo tema do plebiscito popular.
Fonte: Ascom ADUFPB