A ADUFPB disponibilizou em seu canal no YouTube o vídeo do terceiro debate do projeto Realidade Brasileira e Universidade, organizado pela seção sindical. A atividade discutiu o tema “Dívida Pública, Orçamento e Reforma da Previdência” e foi realizada no dia 15 de setembro, no auditório do Departamento de Fonoaudiologia, no campus I da UFPB.
O primeiro palestrante a falar foi o professor da UFPE Paulo Rubem Santiago, ex-deputado federal que fez parte da Comissão de Seguridade Social da Câmara.
Ele iniciou a palestra afirmando que há um profundo disparate entre a condição economicamente produtiva da população e a quantidade daqueles que são efetivamente incorporados ao sistema de proteção social.
Segundo estatística apresentada por ele, enquanto a população economicamente ativa do País é de 162 milhões de pessoas e a população ocupada é de 92 milhões, o número de pessoas atendidas pelo regime de proteção social é de apenas 52 milhões de brasileiros.
“O que está em jogo não são os dados contábeis da previdência social. O que está em jogo é o disparate do total de cidadãos do Brasil e aqueles que são efetivamente amparados pelo sistema de proteção social, que é um sistema promotor de direitos, promotor de igualdade”, declarou.
A segunda palestra do evento foi da servidora do INSS Maria Luiza Pombo, diretora de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Previdência e Trabalho do Estado da Paraíba (Sindsprev-PB). Ela apresentou um histórico do sistema previdenciário no Brasil, desde seu primeiro esboço na Constituição de 1891 (que tratava apenas de aposentadoria por invalidez) até os dias atuais.
Clique nos links abaixo para ter acesso ao material em Power Point apresentado pelos dois palestrantes.
– Reforma da Previdência e histórico do setor
– Dívida Pública, Orçamento e Reforma da Previdência
Veja a palestra completa ou acesse o canal da ADUFPB no YouTube clicando aqui.