Debates sobre conjuntura política nacional, carreira docente, educação pública, democracia, direitos humanos integram a agenda de atividades da ADUFPB para as próximas semanas de agosto.
Nesta quinta-feira (11/8), será realizado no Centro de Vivência do campus I, em João Pessoa, o lançamento da Frente Paraibana Escola Sem Mordaça, um coletivo de entidades sindicais e estudantis, movimentos sociais e representantes da sociedade civil que busca mobilizar a população contra os projetos que tramitam no Congresso Nacional e criam a figura da “Escola Sem Partido”, visando censurar o pensamento crítico na sala de aula.
A atividade será realizada a partir das 16h e contará com dois palestrantes: a professora Jaqueline Lima, representante do Grupo de Trabalho de Política Educacional do Andes-SN, e o coordenador nacional do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Fabiano Farias.
Na sexta-feira (12) e no sábado (13), haverá reunião da Regional Nordeste II do Andes-SN, na sede da ADUFPB. A abertura, na sexta-feira, acontecerá às 18h. Já no sábado, o encontro será pela manhã, das 9h às 12h. Ainda no sábado, na sede da ADUFPB, será realizada a partir das 14h a reunião do Comitê em Defesa da Escola Pública.
Próxima semana
Para a próxima semana estão previstas duas atividades. Na terça-feira (16/8), haverá a assembleia geral da ADUFPB, a partir das 9h, com a seguinte pauta: informes, ataques aos direitos e à universidade e encaminhamentos. Em João Pessoa, os debates acontecerão no Centro de Vivência.
Já na quinta-feira (18), às 19h, o professor Fernando Penna, da Universidade Federal Fluminense ministrará a palestra “O conservadorismo na Educação Brasileira: base nacional curricular e Escola Sem Partido”. A atividade, que está inserida no projeto Realidade Brasileira e Universidade, acontecerá no auditório 212 do CE/UFPB.
No fim do mês
Na última semana do mês, duas atividades estão previstas dentro do calendário da ADUFPB. Uma delas é a “Semana UFPB da Diversidade, Gênero e Sexualidade”, cuja abertura acontece no dia 29 de agosto. A programação do evento ainda está sendo definida.
O último evento do mês está marcado para o dia 31. Trata-se da palestra “O Conservadorismo na Atualidade Brasileira”, ministrada pelo professor da USP, Vladimir Safatle. A atividade acontecerá no auditório da reitoria, a partir das 9h.
Fonte: Ascom ADUFPB