A ADUFPB divulgou nesta quarta-feira (15/12) uma moção de apoio aos professores da rede municipal de ensino de João Pessoa, que cobram da Prefeitura o rateio das sobras do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
Na terça-feira (14), profissionais da categoria realizaram na Câmara de Vereadores da Capital uma manifestação exigindo a distribuição dos recursos e transparência nas informações sobre a aplicação do dinheiro do Fundo repassado pelo Governo Federal à Prefeitura.
Conforme a nota da ADUFPB, a luta dos professores da rede municipal é um “movimento legítimo pela valorização do trabalho docente e pelo simples direito de ter acesso às informações sobre a utilização dos recursos do Fundeb no período extraordinário estabelecido em consequência da pandemia da covid-19”.
O documento destaca que, nesse período, nenhum reajuste salarial foi concedido à categoria e os profissionais precisaram arcar, por conta própria, com a aquisição de meios para o exercício do trabalho remoto.
“Pergunta-se: se o rateio das sobras do fundo destina-se a pagamento aos profissionais da educação básica, por que foi pedido pela prefeitura a realocação desses recursos para compra de equipamentos tecnológicos?”, questiona a nota da ADUFPB.
Leia abaixo o texto na íntegra: