A Comissão Organizadora do 3º Concurso de Fotografia da ADUFPB divulgou nesta segunda-feira (6/10) o nome dos vencedores da edição deste ano. Em primeiro lugar ficou o professor Giovanni Seabra, com a foto intitulada “Fogo na cana”, tirada na BR-101,entre os municípios de João Pessoa e Mamanguape (PB).
Como premiação, ele receberá um tablet Samsung Galaxy com tela de 10,1 polegadas, Wi-fi e 3G. Além disso, a imagem vencedora será a capa da Agenda ADUFPB 2015, produzida pelo Sindicato e distribuída gratuitamente entre os associados.
Em segundo lugar ficou o professor Egberto Araújo, com a foto “Arco-íris”, registrada no município de Queimadas (PB). Ele irá receber uma mochila para câmeras fotográficas. Já o terceiro lugar foi do professor Bertrand Lira, autor da foto “Paisagem do Sertão”, tirada em Nazarezinho (PB). A ele, a Comissão Organizadora entregará um tripé profissional em alumínio. As duas imagens estarão expostas em páginas internas da Agenda ADUFPB 2015.
As premiações serão entregues aos vencedores no dia 15 de outubro, durante um happy hour em comemoração ao Dia do Professor que será realizado na sede sociocultural da ADUFPB, localizada na rua Gilvan Muribeca, n. 88, bairro do Cabo Branco, ao lado do Jangada Clube. O horário do evento será divulgado ainda esta semana.
Além das três imagens vencedoras, outras fotografias do concurso vão ilustrar a agenda. O objetivo é prestigiar o trabalho artístico dos professores e oferecer uma publicação com qualidade editorial de excelência. A escolha das demais imagens foi feita pela Comissão Julgadora do concurso, responsável também pela seleção das três vencedoras.
Todas as fotografias concorrentes já estão disponíveis no site da ADUFPB, na sessão “Concurso de Fotografia”. No mesmo espaço, o internauta também encontra as imagens que disputaram as edições de 2013 e 2012.
Olhares sobre a Paraíba
Este ano, o concurso trabalhou o tema “Olhares sobre a Paraíba”. Foram aceitas exclusivamente imagens feitas em território paraibano, identificadas na ficha de inscrição com legenda informando o município ou a região do Estado onde elas foram realizadas.
As inscrições foram abertas no dia 2 de julho e encerradas (após uma prorrogação) em 31 de agosto. Ao longo desses quatro meses, a Comissão Organizadora recebeu 129 imagens de autoria de 43 docentes, que registraram as cores, a natureza, a geografia, os traços culturais e a arquitetura da Paraíba por meio de fotografias que retratavam o Estado do Litoral ao Sertão.
Comissão Julgadora
A Comissão Julgadora do concurso foi formada por cinco fotógrafos profissionais: Giselma Franco, fotógrafa e educadora de artes visuais; Dayse Euzébio, fotojornalista e gerente de fotografia da Secom/PMJP; Mônica Câmara, fotógrafa e designer gráfico da gráfica da UFPB; Adriano Franco, fotojornalista da Secom/UFPB, e Eduardo Santos, fotógrafo e designer gráfico do Jornal Correio da Paraíba.
Para a fotojornalista Dayse Euzébio, o concurso obteve um saldo muito positivo. “As imagens foram surpreendentes, tanto em termos de qualidade quanto de concordância com o tema. Foi bem difícil definir as três vencedoras, mas eu acredito que as escolhidas representam muito bem o imaginário paraibano”, declarou.
A organização do concurso também ganhou elogios. Segundo o fotógrafo e designer gráfico Eduardo Santos, a grande quantidade de participantes deixa claro o quanto essa iniciativa da ADUFPB vem se consolidando. “Quanto às imagens, vi muito material de boa qualidade. Encontrei fotos que foram feitas com um olhar de muita sensibilidade e criatividade. Foi uma honra fazer parte do concurso como jurado. Agradeço a ADUFPB pela oportunidade”, disse.
Fonte: Ascom ADUFPB