A ADUFPB ocupou o espaço das principais rádios da Paraíba na manhã desta sexta-feira (11). Diretores do sindicato foram entrevistados por programas noticiosos das emissoras CBN, Arapuan, Band News e Tabajara. O tema foi o retorno das atividades presenciais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a falta de adequação dos campi aos protocolos de segurança sanitária.
Os representantes da ADUFPB, professores Fernando Cunha e Edson Matos, reafirmaram que professoras e professores são a favor da volta ao trabalho presencial, uma vez que o ensino remoto vem se dando, há quase dois anos, com uma infraestrutura improvisada, com professores utilizando os próprios equipamentos e alunos sem condições de manter a estrutura básica para assistir adequadamente às aulas.
Entretanto, embora desde 2020 a categoria venha cobrando da reitoria a adequação dos ambientes para um possível retorno presencial, isso não foi feito ao longo desse tempo. O que se encontra na universidade são salas de aulas com janelas vedadas, impossibilitando a circulação do ar, e banheiros sem sabão e algumas vezes até sem água. Não existem, por exemplo, dispenser de álcool nos diversos ambientes, ou sinalização para orientar o distanciamento social.
Ouça aqui as entrevistas concedidas pela ADUFPB nesta sexta-feira.