O Observatório Paraibano de Jornalismo (OPJ) procurou a ADUFPB para alertar o sindicato quanto ao registro de inúmeros ataques aos docentes na imprensa paraibana. Uma reunião entre membros do Observatório e a diretoria de Comunicação do sindicato aconteceu em 27 de outubro e deu início uma parceria que ajudará a esclarecer e informar melhor a população a respeito do trabalho, das lutas e do valor dos professores para a sociedade.
Formado por experientes comunicadores e professores de comunicação, o Observatório Paraibano de Jornalismo é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e reúne seus membros regularmente para avaliar o conteúdo oferecido pela mídia paraibana. O grupo atua em quatro vertentes: crítica de mídia, combate à desinformação, monitoramento de acessibilidade e gestão da qualidade da informação jornalística.
Em uma de suas reuniões ordinárias, o OPJ identificou serem recorrentes, na mídia local, referências desrespeitosas aos professores que lutam pelo direito de preservar sua saúde em tempos de pandemia da covid-19. Foi isso que levou os observadores a procurarem a ADUFPB para ouvir do sindicato o que pode ser feito para oferecer à audiência as informações corretas e anular o que mais tarde foi chamado por Rubens Nóbrega, um dos membros do Observatório, de “achincalhe” feito pela mídia.
No encontro, que contou com a presença de Cristiano Bonneau e Sandra Luna, diretores do sindicato, e dos comunicadores Carmélio Reynaldo, Zulmira Nóbrega e Sandra Moura, além do próprio Rubens Nóbrega, foram discutidas formas de lidar com esse problema e sugestões foram feitas.
Entre os frutos dessa parceria, ADUFPB e OPJ disponibilizaram espaços para que publicações cruzadas fossem divulgadas e para que os públicos se somassem. Também ficou preestabelecido que novas rodas de discussão podem e devem ocorrer e, assim, o sindicato passa a contar com um valioso auxílio, mais que especializado, para atuar em defesa dos professores em geral e, mais especificamente, em defesa dos docentes da UFPB.
O Observatório
Formado por uma rede de observadores, com representação nas diversas localidades, da capital ao interior do Estado da Paraíba, o Observatório Paraibano de Jornalismo reúne jornalistas profissionais, professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação que se dedicam voluntariamente à análise crítica de material jornalístico divulgado na Internet (blogs, portais institucionais, comerciais, redes sociais digitais etc.), mídia impressa (jornais e revistas) e eletrônica (rádio e tevê).
https://observatoriopbdejornalismo.blogspot.com
Fonte: Ascom ADUFPB