A ADUFPB, em parceria com o Sintespb (Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba), realiza na próxima terça-feira (18), às 20h, um debate virtual entre os(as) candidatos(as) aos cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade Federal da Paraíba. A atividade, já tradicional nos processos eleitorais da UFPB, traz uma novidade este ano: os organizadores estão convidando a comunidade universitária a também fazer perguntas aos(às) candidatos(as).
As contribuições podem ser enviadas até a meia-noite da próxima segunda-feira, dia 17, para o e-mail da ADUFPB (adufpb@terra.com.br) ou do Sintespb (sintespbestadual@gmail.com), por escrito ou em formato de vídeo. Elas devem ser direcionadas simultaneamente às três candidaturas, portanto não serão aceitas perguntas feitas a uma candidatura específica.
No caso das contribuições enviadas por vídeo, é importante que a fala não ultrapasse o tempo de um minuto. Quatro perguntas serão selecionadas entre as mensagens recebidas e lidas ou reproduzidas durante o debate.
Como será
O debate ocorrerá por meio de plataforma de videoconferência, com transmissão ao vivo pelo canal da ADUFPB no Youtube. Ele será dividido em quatro blocos. No primeiro, os(as) candidatos(as) terão cinco minutos, cada, para expor a proposta de trabalho apresentada na Carta Programa.
No segundo bloco, serão feitas quatro perguntas elaboradas pelas diretorias dos sindicatos organizadores sobre temas de interesse da comunidade universitária. Os(as) candidatos(as) terão três minutos para responder a cada uma das questões (que serão idênticas para todas as candidaturas).
O terceiro bloco é o que trará as contribuições da comunidade universitária. As quatro perguntas selecionadas serão lidas ou reproduzidas uma a uma, e os(as) candidatos(as) terão três minutos para responder. No quarto bloco, serão feitas as considerações finais e cada candidatura terá cinco minutos de fala.
No total, a previsão é de que o debate dure cerca de duas horas. A moderação ficará a cargo do presidente da ADUFPB, Fernando Cunha, e da diretora de Gêneros, Raças e Etnias do Sintespb, Lourdes Teixeira.
De acordo com Fernando Cunha, a proposta é oferecer subsídios para que a comunidade universitária possa fazer a escolha do(a) próximo(a) reitor(a). “Fazemos aqui uma convocação aos docentes para que eles participem do processo eleitoral, exerçam seu direito de voto e escolham o melhor para a UFPB”, declarou.
Sobre a eleição
A eleição para reitor(a) e vice-reitor(a) da instituição está marcada para o dia 26 deste mês e será realizado de forma virtual, pelo sistema SigEleição da UFPB, das 7h às 22h. A votação ocorrerá em turno único e têm direito a voto os professores, os servidores técnico-administrativos e os estudantes.
Por ordem de inscrição, as chapas concorrentes são as seguintes: “Orgulho de ser UFPB” – Valdiney Veloso Gouveia (reitor) e Liana Filgueira Albuquerque (vice-reitora); “Inovação com inclusão” – Terezinha Domiciano Dantas Martins (reitora) e Mônica Nóbrega (vice-reitora); e “UFPB em primeiro lugar” – Isac Almeida de Medeiros (reitor) e Regina Celi Mendes Pereira da Silva (vice-reitora).
AGENDE-SE
Debate virtual para a eleição de reitor(a) da UFPB
Organização: ADUFPB e Sintespb
Data: 18/8, terça-feira
Horário: 20h
Transmissão pelo canal da ADUFPB no Youtube (www.youtube.com/ADUFPB)
ATENÇÃO: Mande sua pergunta, em texto ou em vídeo, para o e-mail adufpb@terra.com.br
Fonte: Ascom ADUFPB