O Centro de Vivência do campus da I da UFPB, em João Pessoa, será o espaço, na próxima terça-feira (22/10), de mais uma atividade de mobilização da comunidade acadêmica contra os cortes no orçamento da universidade. Trata-se do ato político cultural “Volta às aulas UFPB, Volta às lutas!”, organizado pela ADUFPB, Sintespb, UNE e DCE.
“Estamos em início de semestre e é muito importante, nesse retorno das atividades, chamar a atenção da comunidade acadêmica para os ataques que a UFPB vem sofrendo. Tivermos cortes nas bolsas da Capes, do CNPq e, embora o Ministério da Educação tenha liberado parte do que foi bloqueado – menos de 50% – ainda assim está havendo cortes no pessoal terceirizado, que garantem os serviços de limpeza, conservação e segurança dos campi, o Restaurante Universitário está sem funcionar, entre outros problemas”, explica um dos diretores da ADUFPB, o professor Marcelo Sitcovsky.
O ato político cultural será um espaço para professores, servidores técnico-administrativos e estudantes denunciarem esses e outros problemas enfrentados dentro da universidade. Haverá feijoada para os participantes e um palco para apresentação de atividades artísticas e musicais.
Entre as principais bandeiras de luta da atividade estão: em defesa da jornada ininterrupta de trabalho dos servidores técnicos-administrativos da UFPB, contra aos cortes na Capes e CNPq e ao contingenciamento do orçamento para a educação superior, a defesa da autonomia universitária e em respeito à consulta eleitoral para nomeação de reitores das Ifes. Ainda faz parte das bandeiras de luta, a defesa da assistência estudantil, política fundamental para garantir acesso e permanência de milhares de estudantes.
Fonte: Ascom ADUFPB