Foi empossada na tarde da última terça-feira (13) os novos membros do Conselho de Representantes da ADUFPB, referente à gestão 2024/2026. A cerimônia ocorreu no Terraço Cultural Silvio Frank Alem, na sede do sindicato, localizada no Centro de Vivência do Campus I da UFPB, em João Pessoa. Após os novos conselheiros assinarem o termo de posse, eles se reuniram com o público presente para uma confraternização na própria sede.
O presidente da ADUFPB, professor Edson Franco, comandou a atividade e deu as boas-vindas aos novos conselheiros e reforçou a importância do CR para a rotina da luta sindical. Durante a cerimônia de posse, os novos conselheiros escolheram a professora Sandra Luna (CCHLA) como coordenadora do órgão deliberativo e a professora Edmery Tavares Barbosa (CCSA) como secretária.
A nova formação do Conselho de Representantes da ADUFPB conta com 62 membros, sendo 31 titulares e 31 suplentes. Eles representam os diversos centros de ensino da UFPB e têm entre as principais competências formular políticas gerais e específicas da seção sindical, elaborar documentos básicos sobre problemas de interesse dos sindicalizados e encaminhar sugestões aos outros órgãos da entidade.
A votação para escolha do Conselho de Representantes e da nova Diretoria Executiva da ADUFPB ocorreu no dia 10 de julho (a Diretoria foi empossada 31 de julho). O número de vagas para o CR foi definido pela Comissão Eleitoral, a partir do levantamento da quantidade de filiados de cada Centro de Ensino, no sentido de obedecer àquilo que está previsto no Regimento da ADUFPB. Segundo o documento, cada Centro tem direito a um representante a cada 40 professores filiados. Quando esse número não for atingido, o Centro tem direito a apenas um representante no Conselho.
Na maioria dos centros, todos os inscritos foram eleitos, pois o número de candidatos era igual ao número de vagas. As exceções foram o CE, que tinha cinco vagas e sete inscrições, e o CCHSA, que tinha duas vagas e três inscrições.
Fonte: Ascom ADUFPB