Os quatro candidatos(as) que concorrem na eleição para reitor(a) da UFPB receberam, na tarde do último dia 4, uma carta aberta da ADUFPB com um conjunto de reivindicações dos docentes. As eleições serão realizadas no dia 13 de abril em todos os campi da Universidade Federal da Paraíba.
Os pontos que compõem a carta foram definidos pelo conjunto da categoria por meio de um processo democrático e participativo assumido como atividade da greve ocorrida no ano de 2015. A entrega do documento foi realizada na sede da ADUFPB pelo presidente da Seção Sindical, Marcelo Sitcovsky.
As reivindicações expostas na carta giram em torno de cinco eixos: defesa intransigente da autonomia da UFPB; melhoria das condições de trabalho docente (ensino, pesquisa e extensão) e da formação discente nos quatro campi e das unidades acadêmicas; gestão e deliberação transparentes e democráticas; interrupção, revisão e reversão das terceirizações e privatizações no espaço público da UFPB, e compromisso inarredável com a qualidade da educação, direito de todos, oferecida pela UFPB em todas as modalidades e níveis, de acordo com o estabelecido nos Artigos 205 e 206 da Constituição Federal de 1988.
Chapa 1
O candidato pela chapa 1, professor Luiz Júnior, declarou ser a favor da universidade pública, gratuita e democrática. “Defendemos a transparência e a gestão participativa. Queremos construir com diálogo uma universidade que seja relevante para a sociedade paraibana”, disse.
Desta forma, segundo ele, mantém vários pontos em comum com a proposta docente e quer escutar as entidades sindicais na definição das políticas públicas. “Como ponto de partida, iniciaremos o debate para a instalação da Estatuinte”, assegurou.
Chapa 2
A candidata da chapa 2, professora Margareth Diniz, declarou que muitos dos pontos expressos na pauta de reivindicações já fazem parte da rotina administrativa da universidade, que busca garantir a melhoria das condições de trabalho, com espaços cada vez mais proporcionais ao esforço dos profissionais da UFPB.
“Propomos para o nosso próximo reitorado aperfeiçoar a gestão administrativa, visando a melhoria contínua dos aspectos relacionados na pauta e renovamos nossas convicções na qualidade universitária traduzida nos princípios da competência acadêmica, produtividade científica, responsabilidade social e gestão sustentável e inclusiva”, afirmou.
Chapa 3
O professor Zé Neto, que concorre pela chapa 3, destacou a importância da disposição do sindicato em cobrar um posicionamento sobre as reivindicações históricas dos docentes. Para ele, o conjunto de propostas apresentada é herdeira das “tradições” de luta da categoria. “E a chapa três também caminha com essas fortes tradições. Nós temos coincidência em muitas das formulações”.
Ele afirmou ainda que, sendo a universidade uma instituição ligada ao Ministério da Educação, ela tem compromisso com o governo federal e tem que “segurar” aquilo que vem sendo repassado a todas as universidades. Porém, a instituição é aberta ao diálogo e à discussão com os docentes.
Chapa 4
Candidato pela chapa 4, o professor Valdiney Gouveia declarou concordar com a quase totalidade dos 31 pontos listados na carta. “Muitos deles diretamente contemplados em nossa carta-proposta. A propósito, estamos em débito há duas décadas com o ponto 4 (Convocar o Congresso Estatuinte da UFPB)”.
Contudo, segundo ele, há ressalvas quanto à rescisão com a Ebserh e a proposta de que a Editora Universitária priorize a publicização de produção da UFPB. Sobre a Ebserh, o candidato afirma que a rescisão “não pode ocorrer de um momento a outro” para não comprometer o funcionamento, a formação dos docentes e as pesquisas. Sobre a Editora, ele diz que a medida corre o risco de desfigurar o sentido de Universidade, que não pode fomentar a endogenia na produção científico-literária.
Informativo especial
A ADUFPB elaborou um informativo para auxiliar a comunidade universitária na escolha do candidato a reitor(a). O material está sendo distribuído nos diversos centros de ensino e traz as principais propostas das quatro chapas concorrentes. Para fazer o download do informativo basta clicar no link abaixo.
Fonte: Ascom ADUFPB