Uma equipe formada por representantes da Diretoria Executiva e dos funcionários da ADUFPB realizou na última quarta-feira (5/7) a entrega de 55 quilos de alimentos doados por professores sindicalizados à casa de assistência a idosos Vila Vicentina Júlia Freire. Os produtos foram recolhidos durante a Feijoada Solidária promovida pela sessão sindical, dia 27 de junho, na sede sociocultural.
“Com esta ação, estamos buscando cumprir um papel social que também nos cabe como entidade sindical e apoiar esta importante instituição, a Vila Vicentina, que há 74 anos vem acolhendo e dando dignidade a idosos na cidade de João Pessoa”, declarou o presidente da ADUFPB, Cristiano Bonneau.
Além dele, também integraram a equipe que realizou a entrega das doações à Vila Vicentina a secretária geral da ADUFPB, Francileide de Araújo, e os funcionários Valdete Veloso, Ricardo Araújo e Renata Ferreira. O grupo foi recepcionado pela gerente da instituição, Josilene Targino, visitou as instalações e pôde conhecer um pouco o trabalho desenvolvido.
Atualmente, 66 idosos com idade entre 60 e 108 anos moram na Vila Vicentina. Além de moradia, eles recebem alimentação e atendimento médico, odontológico, fisioterapeutico e psicológico. Para isso, o abrigo conta com 31 funcionários, além do apoio de estagiários de universidades particulares e públicas, entre elas a UFPB.
Uma das moradoras mais idosas da Vila é Maria Dulce Mello da Costa, que completou 100 anos no dia 16 de maio. Ela conta que decidiu por conta própria, há três anos, ir morar no local. “Aqui é o paraíso das crianças”, declara, com muito bom humor. Dona Dulce, como é chamada pelos funcionários da Vila, diz que fez muitos amigos no abrigo e elogia a estrutura do local. “Tenho de tudo aqui: comida, roupa lavada, o pessoal faz a limpeza todo dia. Mas às vezes eu mesma faço, para poder fazer exercício, porque não pode ficar parada, né?”, complementa.
Fundada em 1944 com a construção de 32 pequenas habitações em um terreno doado no bairro da Torre, a Vila Vicentina Júlia Freire é uma instituição filantrópica de entidade civil de direito privado, beneficente e de assistência social, sem fins econômicos, administrada pela Sociedade de São Vicente de Paulo (Vicentinos).
Como organização sem fins lucrativos, a Vila depende de doações (alimentos, roupas, lençóis, produtos de higiene e limpeza) e de trabalho voluntário para funcionar adequadamente. Segundo a gerente da instituição, Josilene Targino, o volume de material doado reduziu nos últimos anos, mas a população continua sensível às necessidades do abrigo. “Quem costuma ajudar a Vila continua doando, mesmo que em menor quantidade”, explica.
Por esse motivo, o estoque de produtos como fraldas geriátricas está abastecido. Entretanto, outros itens chegam em menor quantidade, como sabonete líquido (essencial para a higiene dos idosos acamados), água sanitária, desinfetante e sabão em pó. Também existe carência de produtos destinado ao cuidado pessoal dos idosos, como colônias e hidratantes.
Quem quiser doar esses ou outros produtos (fraldas, alimentos, roupas, lençóis etc.) podem ir pessoalmente à Vila Vicentina Júlia Freire, localizada na rua Etelvina Macedo de Mendonça, nº 327, bairro da Torre, em João Pessoa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3224-6988.
Fonte: Ascom ADUFPB