Professores e funcionários das escolas municipais e estaduais da Paraíba participam nesta quarta-feira (26/4) da greve nacional dos trabalhadores e trabalhadoras em educação. A ação integra a programação da Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que ocorre de 24 a 28 de abril. Além da paralisação das atividades em toda a Paraíba, os professores do Estado e do Município também estão realizando mobilizações de rua em João Pessoa e Campina Grande.
A ADUFPB apoia o movimento e se junta aos professores e funcionários das escolas no ato público que ocorrerá nesta quarta-feira, às 14h, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), no centro de João Pessoa. De lá, os manifestantes seguirão em passeata até a Praça dos Três Poderes. O professor Cristiano Bonneau, presidente da ADUFPB, estará presente à atividade, que contará com falas de outras lideranças sindicais e do setor da educação.
A Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública é promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) para denunciar o descaso e o sucateamento da educação pública, cobrar a revogação do novo Ensino Médio e pedir segurança nas escolas. Na Paraíba, o movimento também reivindica escolhas democráticas para as gestões escolares, valorização da carreira, escolas com boas estruturas, concurso público para professores e equipes escolares.
Novo Ensino Médio
Já na quinta-feira (27/4), a ADUFPB participará de uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba, às 14h, para discutir o novo Ensino Médio, modelo instituído durante o governo Michel Temer e que vem enfrentando críticas de todos os segmentos do setor da educação. A audiência foi convocada pela deputada Cida Ramos, professora da UFPB, e contará com a presença do presidente da ADUFPB, Cristiano Bonneau.
Fonte: Ascom ADUFPB