Nesta quarta-feira (17), uma série de atividades ocorrerá em razão do Dia Nacional de Paralisação e Mobilização dos Servidores Públicos. Docentes da UFPB vão paralisar as suas atividades e participar de atos que acontecem dentro e fora da universidade, como parte da mobilização da campanha salarial dos servidores públicos federais.
Pela manhã, a partir das 9h30, professores e professoras se unirão a servidores técnico-administrativos da UFPB (em greve desde o dia 11 deste mês) para realizar um debate público na Praça da Alegria (CCHLA), campus I da UFPB, em João Pessoa. O tema será “A Greve e as Condições de Trabalho e Estudo na UFPB”.
Às 14h, haverá um ato unificado no Mercado Público de Jaguaribe, com a inclusão de servidores técnicos-administrativos do IFPB (cuja greve já dura desde o dia 3) e de outras categorias de trabalhadores que estão em luta pela recomposição salarial.
Às 17h, de volta à Praça da Alegria, será exibido o filme “A educação de Pinochet”, seguido de um debate aberto. A atividade faz parte do Cineclube Soy Loco por Ti América, que propõe a divulgação da produção cinematográfica latino-americana no campus universitário.
Todas as atividades têm o apoio da ADUFPB, do Sintespb, do DCE/UFPB e do Coletivo Cordel. A proposta é pressionar o Governo Federal a negociar a recomposição salarial dos servidores públicos.