Nesta quarta-feira, 22 de março, às 9h, o Conselho Superior Universitário da UFPB (Consuni) realiza reunião extraordinária para análise do dossiê sobre a intervenção na UFPB. O documento, elaborado pelo Comitê de Mobilização pela Autonomia e contra a Intervenção na UFPB e protocolado junto à SODS em agosto de 2021, para apreciação do colegiado superior, até o momento permanecia sem resposta quanto ao seu encaminhamento por parte da administração universitária.
Diante da gravidade e da importância dessa pauta, a ADUFPB, respeitando deliberação de sua instância máxima – a Assembleia Docente –, convocou seu Conselho de Representantes e convidou os conselheiros do Consuni para uma reunião ampliada, com o objetivo de realizar uma avaliação política do processo e reafirmar a luta do sindicato em defesa da democracia e da autonomia universitária.
A reunião ocorreu na segunda-feira, 20 de março, às 17h30, na Sala de Leitura da ADUFPB, e contou com a presença de diretores do sindicato, de docentes sindicalizados, de membros do Consuni e membros do Conselho de Representantes da entidade. No debate, foi reafirmada a defesa intransigente da universidade pública, autônoma e democrática e a importância da convocação da categoria docente para participar da reunião do Consuni no dia 22 de março, na sala da SODS/UFPB.
Diante das graves denúncias objeto do dossiê, faz-se premente a garantia de que o processo a ser analisado siga o rito legal e regimental da UFPB, de maneira que o Consuni, debatendo abertamente o documento, que é de interesse de toda a comunidade universitária, cumpra seu papel de conselho superior da universidade.
Face ao exposto, a ADUFPB convida a categoria docente a acompanhar a reunião do Consuni e reafirma a importância da presença dos conselheiros no egrégio colegiado no dia 22 de março.
Quem tem sindicato nunca está só!
João Pessoa, 20 de março de 2023
ADUFPB- Diretoria Executiva