O dia 15 de outubro, quando se reverencia a vida e a dedicação de professores e professoras do Brasil, foi no domingo passado. Para festejar a data, a ADUFPB promoverá, a partir das 9h desta terça-feira (17), na sede do sindicato (Centro de Vivência do campus I – UFPB, um sortido café da manhã, com apresentação do cantor e compositor Ricardo Ribeiro (voz & violão), que tem vários CDs gravados com o Grupo Acorde (da Paraíba) e dois CDs solos. Além de compositor, Ricardo Ribeiro atua também como arte educador, produtor de discos e trilhas sonoras. O café da manhã especial faz parte da agenda preparada pelo sindicato para festejar os seus 45 anos, com uma série de atividades político-culturais que vêm acontecendo desde a semana passada.
Na próxima sexta-feira (20), haverá uma mesa política, com a participação de ex-presidentes da ADUFPB, na Sala de Leitura da ADUFPB. A abertura oficial das comemorações de aniversário da entidade acontecerá nessa mesma data, à noite, com um concerto do músico Xisto Medeiros e da OSUFPB, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa. O domingo (22) será de feijoada, na sede sociocultural da ADUFPB, localizada na praia do Cabo Branco. Todos(as) os(as) docentes sindicalizados(as) poderão levar as suas famílias para o evento, que contará com show do Samba Parathba.
Por fim, no dia 25 (data do aniversário do sindicato), a programação dos 45 anos será encerrada com uma edição especial do Quinteto Convida. Comandado pelo Quinteto da Paraíba, o evento terá a participação do pianista Uaná Barreto e do sanfoneiro e pianista Helinho Medeiros. À noite, na Sala Radegundis Feitosa.
15 de outubro – A data celebra a importância dos profissionais da educação que auxiliam na formação de diversas pessoas. Não é feriado nacional nem ponto facultativo, mas um feriado escolar, conforme o Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, assinado pelo então presidente da República, João Goulart.
Fonte: Ascom ADUFPB