Na próxima sexta-feira (01/9), a ADUFPB realiza a Roda de Diálogos com o tema “Respeito à população LGBTQIAPNB + : Visibilidade Lésbica”. O evento reúne ativistas em direitos humanos das mulheres e promoverá o lançamento do livro “A verdade sem censura”, de autoria de Regina dos Santos, a Sargento Regina, da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN).
A atividade será realizada, a partir das 9h30, na Sala de Leitura da sede do sindicato, no Centro de Vivência do campus I, em João Pessoa, e está sendo organizada pelos grupos de trabalho de Políticas de Classe para as Questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCGDS) e de Política Educacional (GTPE) da ADUFPB, em parceria com o Movimento do Espírito Lilás (MEL).
O livro “Verdade sem censura” apresenta um depoimento inédito de uma mulher lésbica sobre os preconceitos de gênero e sexualidade vivenciados nas forças policiais. Regina dos Santos alçou ao cargo de vereadora nos anos 2000, em Natal, enfrentando os preconceitos em sua corporação.
Para a Roda de Diálogos sobre a Visibilidade Lésbica, contaremos com as seguintes convidadas: a Sargento Regina dos Santos, ex-vereadora pelo PDT em Natal (RN), sargenta da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, afastada das funções, e atual presidenta do Instituto Capacitar de Direitos Humanos e Diversidade; Aniely Mirtes, presidenta do Conselho Municipal LGBT+ de João Pessoa, integrante do grupo de Maracatu BacMulher, um dos poucos no Brasil que, de forma vanguardista, produz cultura de raiz e matriz negra exclusivamente por mulheres; Glória Rabay, professora de Jornalismo da UFPB, pesquisadora do PPGDH e PPJ/UFPB e integrante do NIPAM.
A mediação ficará por conta da professora Anita Leocadia Pereira dos Santos, diretora de Política Social da ADUFPB, pesquisadora e extensionista sobre a violência de gênero e integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero da UFPB (NIPAM).
Para o professor Cleber Ferreira Silva, coordenador geral do MEL, secretarie geral do Fórum Paraibano LGBTQIAPNB+ e secretárie Nordeste I da ABGLT, “o Movimento LGBTQIAPNB+ considera que a parceria com a ADUFPB é essencial para o fortalecimento dos Direitos Humanos e o enfrentamento aos preconceitos, na universidade e na sociedade em geral.”
Agende-se, você está convidade!
Roda de Diálogos pelo Respeito à População LGBTQIAPNB+: Visibilidade Lésbica
Data: 1/9/2023, sexta-feira próxima
Horário: 9h30
Local: ADUFPB – Sala de leitura- Centro de Vivências da UFPB – Campus I