A decisão do Governo Temer de intervir na autonomia do estado do Rio de Janeiro tem provocado muitos debates na sociedade, principalmente pela forma como ela foi implantada. Preocupada com as consequências políticas e sociais que uma intervenção federal pode gerar no cenário nacional, a ADUFPB vem realizando uma série de palestras e debates com o tema “Rio de Janeiro-Brasil sob Intervenção: Democracia, Estado e Crise”, como parte da programação do projeto “Realidade Brasileira e Universidade”, edição 2018.
Os primeiros debates aconteceram nos campi de Areia e Bananeiras no dia 03 de abril, e, no Litoral Norte (Rio Tinto), em 11 de abril, com ampla participação da comunidade universitária. Os debates tiveram como palestrantes e mediadores professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), membros da diretoria da ADUFPB e convidados.
Agora será a vez do Campus I (João Pessoa) receber mais uma edição do “Projeto Realidade Brasileira e Universidade” com o tema sobre a intervenção federal.
O evento está marcado para o dia 25 de abril, a partir das 09h, na Sala de Leitura da ADUFPB, sede do Centro de Vivência da UFPB. A mesa terá como debatedores o professor do Departamento de Ciências Sociais do CCAE/Campus IV, Estêvão Palitot, e o professor Gustavo Batista, do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos, do CCHLA/Campus I. Os debatedores serão mediados pelo professor Fernando Cunha, do Departamento de Educação Física (CCS/Campus I) e atual Vice-Presidente ADUFPB.
Sobre o projeto
O projeto “Realidade Brasileira e Universidade” é um evento que busca discutir com a comunidade acadêmica e o público em geral temas da atualidade que impactam diretamente o ensino público superior brasileiro e a sociedade. Ao longo de 2017, a ADUFPB realizou nove edições do projeto, trazendo personalidades de destaque no cenário social, político, econômico e universitário, entre elas a educadora e historiadora Nita Freire; o economista Plínio de Arruda Sampaio Júnior; a professora da UFRJ, Lena Lavinas, que é membro do Comitê Científico da Cátedra Bernard Maris, da Unesco; e o ex-deputado federal e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Paulo Rubem Santiago.
AGENDE-SE
DEBATE: “Rio de Janeiro-Brasil sob Intervenção: Democracia, Estado e Crise”
A intervenção federal nos Estados está prevista na Constituição depois de 1988, mas nunca tinha sido deflagrada até agora. Qual o papel da intervenção, o que está por trás dessa manobra do governo federal e quais as consequências para o estado democrático brasileiro estão na pauta das discussões do projeto “Realidade Brasileira e Universidade”.
JOÃO PESSOA – CAMPUS I
25 de abril de 2018 (quarta-feira)
Local: Sala de Leitura da ADUFPB (Sede Centro de Vivência da UFPB)
Horário: 09 horas