Neste dia 20 de novembro — Dia Nacional da Consciência Negra, a ADUFPB vem reafirmar o seu compromisso político, social e de trabalho, com uma vasta agenda de lutas em defesa da promoção de uma educação antirracista, no combate ao racismo e na valorização das culturas africanas e afro-brasileiras.
E, destaca também, a sua participação e apoio aos 21 dias de ativismo, em defesa das políticas de combate à violência de gênero, ao feminicídio e todas as formas de violência contra as mulheres.
A ADUFPB informa que promoverá na UFPB, na abertura do semestre 2024.2, através do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe, Étnico raciais, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS), um Seminário de Integração Política e de Lançamento de duas Campanhas significativas para a luta coletiva. E convida toda comunidade acadêmica e externa para participar das atividades que ocorrerão no Campus I, e no campus de Bananeiras e Litoral Norte.
O seminário terá como propósito lançar duas importantes Campanhas da ADUFPB, em parceria com o ANDES-SN, nos dias 4 e 5 de dezembro de 2024. Será o lançamento da Campanha Sou Docente Antirracista, com objetivo de fortalecer uma educação antirracista na UFPB, e reafirmar a defesa das políticas de ações afirmativas, inclusive relacionadas à cota, no concurso público e, principalmente, impulsionar ações de combate ao racismo.
Também lançará uma Campanha Pelo Fim do Feminicídio, intitulada “Nenhuma a Menos”, onde destacará a urgência do engajamento das seções sindicais, das universidades e toda sociedade, na luta contra a violência a mulheres e no combate ao feminicídio.
As atividades compreenderão a realização de Assembleias Sindicais; manifestações culturais e a formação de mesas de debates com a participação de representantes da ADUFPB, do ANDES, gestores(as) locais, representantes parlamentares, docentes, discentes e Movimentos Sociais para discutir sobre o papel dos sindicatos e da sociedade na luta antirracista, no combate ao feminicídio, no enfrentamento a todas as formas de violência, e na defesa e respeito às diversidades.
Em breve, a ADUFPB divulgará a programação completa. Aguardem!