Como parte da programação dos 40 anos de luta da ADUFPB, o sindicato dos docentes da UFPB fará um arrastão político-cultural nesta quarta-feira (31/10) pelo Campus I, em João Pessoa, saindo do Centro de Educação e percorrendo os corredores e departamentos do CCHLA e o CCTA, até chegar à sede da entidade, no Centro de Vivência, onde será servido um café da manhã com as bandas MRV Jazz e o forró do Chá Preto. A concentração acontecerá a partir das 9h na praça do Centro de Educação.
Para convocar a comunidade acadêmica, o arrastão será animado pela Banda “Avuô”, grupo musical surgido em 2015 na cidade de João Pessoa inspirado nas tradicionais bandas cabaçais do Sertão e Cariri da Paraíba e Pernambuco. O grupo tem como principais objetivos a valorização, o incentivo e a difusão da cultura cabaçal no atual contexto cultural nordestino. A banda é formada por pífanos e percussão de pau e corda, composta por quatro músicos, pesquisadores e produtores da cultura popular – Elinaldo Braga, Renan Rezende, Clevaldo Rodrigues e Rodrigo Amaral. A banda “Avuô” mantém um elo de aprofundamento e encantamento pelas brincadeiras, cerimônias religiosas, repertório musical tradicional e todas as nuances da cultura cabaçal. Além disso, a Banda Avuô realiza oficinas de produção e iniciação ao pífano, nas quais transmite saberes e conhecimentos para a confecção do próprio pife com cano de PVC e também noções técnicas básicas para emissão sonora, digitação e postura ao tocar o instrumento.
Na oportunidade, os professores e sindicalistas participantes vão alertar a categoria sobre as ameaças violentas à liberdade democrática desencadeadas em todo o Brasil contra a autonomia universitária e ao exercício profissional de professores e professoras em sala de aula.
A ADUFPB segue a recomendação da nota publicada pelo ANDES – sindicato nacional dos docentes, para a mobilização de toda a categoria e a comunidade acadêmica para uma unidade de ação de forma ampla e de ações conjuntas na defesa das Universidades Públicas, Institutos Federais e CEFET e das liberdades democráticas. O objetivo é convocar a categoria para fortalecer de forma coletiva a luta e a resistência contra os ataques aos profissionais da educação.
Para isso, a Diretoria da ADUFPB já está formulando uma nota onde se disponibilizará para dar todo apoio e assistência aos professores e professoras que se sintam violentados em seus direitos como cidadãos, disponibilizando o setor jurídico da entidade para atender as denúncias de assédios, ameaças, violências e agressões aos profissionais nas salas de aula.
“É importante a participação dos professores e professoras nesse ato político-cultural para fortalecer e dar garantia aos colegas que não estarão só nessa luta em defesa da democracia, e que o sindicato estará de plantão para atender toda e qualquer denúncia contra assédios aos profissionais”, destacou Cristiano Bonneau, presidente da ADUFPB.
AGENDE-SE
CAFÉ DA MANHÃ DOS 40 ANOS DA ADUFPB E ATO POLÍTICO-CULTURAL
Arrastão 40 anos
Concentração: 9h, na praça do Centro de Educação, com show da Banda Avuô.
Café da manhã: a partir das 10h, na sede da ADUFPB (Centro de Vivência)
Shows com MRV Jazz e Forró do Chá Preto
Fonte: Ascom ADUFPB