A ADUFPB dá continuidade nesta terça-feira (15/8) à rodada de assembleias da categoria iniciada na semana passada. As primeiras reuniões ocorreram nos campi das cidades de Areia e Bananeiras na última quarta-feira (10). Agora, é a vez dos professores dos campi de João Pessoa e Litoral Norte se reunirem para debater a atual conjuntura política e a campanha salarial dos servidores públicos federais. A assembleia desta terça-feira será realizada no Centro de Vivência do campus I, em João Pessoa, a partir das 9h.
O principal tema de pauta será a campanha salarial dos servidores públicos federais.Na última quinta-feira, foi realizada, em Brasília, mais uma rodada de negociação salarial com o governo. Entretanto, o compromisso em definir um índice para recomposição salarial, assumido na primeira semana de agosto após o adiamento da reunião do dia 4, ficou só na promessa. Sob o argumento de que, sem a aprovação do novo Arcabouço Fiscal não existe margem orçamentária, o governo protelou oficialmente a discussão da pauta salarial.
A reivindicação dos sevidores é de que os salários dos servidores federais sejam recomposto, em 1º de janeiro de 2024, pelos seguintes índices: 53,05% para servidores e servidoras que fecharam acordo, em 2015, com duas parcelas; e 39,82% para quem fechou com quatro parcelas (caso da categoria docente).
Além disso, a proposta do Fonasefe também inclui equiparação dos benefícios e auxílios entre os poderes, abertura imediata das Mesas Setoriais (reestruturação de carreiras) e revogação das medidas que atacam os serviços públicos e os direitos da classe trabalhadora.
AGENDE-SE
Assembleia geral
– Terça-feira, 15/8
- João Pessoa
Horário: 9h
Local: Centro de Vivência do campus I