Os professores da UFPB reúnem-se em assembleia nesta semana para discutir a proposta de paralisação no dia 30 de maio (quinta-feira) e adesão ao grande protesto nacional que está sendo convocado para essa data pelas entidades estudantis. No campus I, em João Pessoa, a assembleia ocorrerá na quarta-feira (29/5), primeiro dia do semestre letivo 2019.1, no Centro de Vivência, e está marcada para começar às 14h. O encontro reúne também os docentes do Litoral Norte e Areia. Já no interior, os professores do campus III, Bananeiras, se reúnem na terça-feira, 28 de maio, a partir das 9h30, no miniauditório do CAVN.
Continuidade da luta em defesa da educação pública, o ato público nacional do dia 30 de maio está sendo organizado pela UNE (União Nacional dos Estudantes), a UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e a ANPG (Associação Nacional de Pós-graduandos). A ADUFPB apoia o movimento e integra a comissão de organização das atividades. O primeiro grande ato aconteceu no dia 15 de maio. Em João Pessoa, o protesto teve concentração no Liceu Paraibano e percorreu as principais ruas do Centro, reunindo cerca de 30 mil pessoas.
Desta vez, o movimento irá se reunir em frente ao campus I da UFPB no início da tarde e, a partir das 15h, seguirá em passeata para a Praça da Paz. No local, estará sendo realizada a segunda edição do “Educação na Praça”, que reunirá estandes com projetos de pesquisas e ações de extensão que são desenvolvidos nas instituições federais de ensino da Paraíba. A primeira edição do evento ocorreu no dia 15, no Ponto de Cem Réis.
O encerramento do protesto será feita com um grande ato cultural na Praça da Paz, com a participação de artistas locais. A atividade busca sinalizar para a mobilização do dia 14 de junho, quando será realizada em todo o país a Greve Geral convocada pelas centrais sindicais.
Fonte: Ascom ADUFPB