A primeira assembleia de 2015 dos professores da UFPB será realizada na quinta-feira seguinte ao reinício das aulas do período 2014.2. A atividade acontecerá no dia 5 de fevereiro, às 9h, no Centro de Vivência do campus I, em João Pessoa. Em pauta, informes e eleição para escolha dos delegados que irão representar a ADUFPB no 34º Congresso do Andes – Sindicato Nacional, a ser realizado de 23 a 28 de fevereiro.
A assembleia de João Pessoa reúne tanto os docentes que trabalham no campus I (Cidade Universitária e Santa Rita), quanto os dos campi IV (Mamanguape e Rio Tinto) e V (Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional, no bairro de Mangabeira, na capital). Os professores dos municípios de Areia e Bananeiras – respectivamente campi II e III – realizarão assembleia no dia 10 de fevereiro (terça-feira), com mesma pauta.
Sobre o Congresso
O 34º Congresso do Andes-SN acontecerá em Brasília e terá como assunto central o tema “Manutenção e Ampliação dos direitos dos trabalhadores: avançar na organização dos docentes e enfrentar a mercantilização da educação”.
De acordo com o presidente do ANDES-SN, Paulo Rizzo, o congresso anual da entidade é um momento importante para a reflexão e o debate sobre a educação, além de ser um espaço para ampliar e unir forças para os embates que ocorrerão no decorrer do ano. “Em 2015 teremos uma nova conjuntura política do país, que está sem crescimento econômico. Será, necessariamente, um ano de muitas lutas, e o objeto do congresso é preparar os docentes para esses enfrentamentos”, afirmou.
Para Rizzo, é preciso ter uma preparação intensa na base, pois com as expansões das universidades e institutos, os docentes passaram a ter novos desafios. “Precisamos garantir ampla participação dos professores e das Seções Sindicais no congresso”.
AGENDE-SE
Assembleia dos professores
Data: 5/2/2015, quinta-feira
Horário: 9h
Local: Centro de Vivência do campus I, em João Pessoa
Confira Boletim ADUFPB – Edição 116
Fonte: Ascom ADUFPB