O mês de fevereiro será de muitas atividades na ADUFPB. Inicia-se a campanha salarial 2024 com inúmeras atividades locais e em Brasília, e ainda retoma-se a luta contra a PEC 32, da reforma administrativa e do fim do serviço público. Na preparação para o 42º Congresso do Andes-SN, que será realizado na última semana do mês, em Fortaleza (CE), o sindicato programou dois encontros para consolidar os Textos de Resolução (TRs) e reunir os delegados e observadores que irão participar do evento.
O primeiro deles será no dia 7 de fevereiro, quarta-feira, às 9h, na sede da ADUFPB no Centro de Vivência do campus I. O encontro é aberto a todos(as) os(as) sindicalizados(as) e servirá para consolidar os TRs elaborados pelo sindicato para compor o Caderno de Textos do 42º Congresso do Andes.
No total, serão encaminhados ao Sindicato Nacional cinco textos da ADUFPB. Os títulos são os seguintes:
- Justiça e inclusão no rateio dos custos dos Congresso e CONADs do Andes-SN
- Reposicionamento dos docentes aposentados na carreira
- Luta pelo pagamento do Piso do Magistério para professores federais
- Pelo fim do confisco previdenciário para os servidores já aposentados – lutar pela aprovação da PEC 555/2006, incorporando o Andes-SN na luta
- Meio Ambiente: desafios e enfrentamentos
Todos os textos foram apresentados e aprovados em assembleia geral, realizada no mês de dezembro. Na ocasião, a categoria decidiu por fazer alguns ajustes nos documentos e, para isso, seria convocada uma reunião com todos(as) os(as) interessados(as) para a consolidação dos textos. “Por isso convocamos todos e todas para participarem no dia 7 de fevereiro dessa atividade, tão importante para a nossa preparação para o Congresso do Andes e construção de uma pauta de luta para 2024”, declarou o presidente da ADUFPB, Cristiano Bonneau.
Delegados e observadores
A segunda atividade do mês destinada à preparação para o 42º Congresso do Andes está marcada para o dia 22 de fevereiro. Trata-se de uma reunião com os nove delegados e cinco observadores eleitos para representarem a ADUFPB no evento. “Na ocasião, será feita a leitura do Caderno de Textos consolidado do Andes, com alguns apontamentos. Além disso, discutiremos os TRs e as demandas apresentadas pela base da ADUFPB”, explica Cristiano Bonneau.
Comissão de contas
Além das atividades preparatórias para o Congresso do Andes, ao longo do mês de fevereiro os(as) docentes sindicalizados(as) poderão também acompanhar os trabalhos da comissão formada pelo Conselho de Representantes para analisar as contas da ADUFPB referentes aos anos de 2018 e 2019.
O grupo é formado pelas professoras Helen Ramalho de Farias Pinto e Nilvânia dos Santos Silva e pelo professor Jaimar Medeiros de Souza, que já estão estudando os documentos contábeis em reuniões periódicas na sede da ADUFPB. Para assegurar a transparência do processo, esses encontros são abertos a todos(as) os(as) interessados(as), e é garantido o acesso a todos os documentos contábeis da entidade. Os documentos só poderão ser apreciados in loco, tendo em vista a seguridade das informações disponibilizadas.
A comissão aprovada na última assembleia, nos dias 12 e 13 de dezembro, e indicada pelo Conselho de Representantes da ADUFPB, já teve três reuniões preparatórias nos dias 3, 10 e 17 de janeiro, com expediente interno. Nos dias 29 e 31 de janeiro e 2 de fevereiro pela manhã, a comissão estará trabalhando na sala do jurídico do sindicato, com trabalho aberto a todo o corpo de sindicalizados. Essas seis sessões serão a base para a formulação do relatório final, que será apreciado em assembleia da categoria.
Qualquer dúvida poderá ser dirigida para a coordenadora da comissão, professora Helen Ramalho.
Carnaval
O tradicional bloco dos Corujas, composto pelos professores filiados da ADUFPB, fará, neste ano, um baile carnavalesco no dia 8 de fevereiro, a partir das 18h, na sede social do sindicato, no Cabo Branco. O baile terá o seguinte tema: “ADUFPB Corujas contra a PEC 32 e pela negociação salarial já!”. Na ocasião, haverá uma orquestra de frevo, estando todos os docentes sindicalizados convidados. Para confirmar presença, basta comparacer à sede da ADUFPB, no Centro de Vivência, e preencher o formulário específico.
Campanha salarial 2024
A Diretoria Executiva da ADUFPB, em suas reuniões preparatórias, nos dias 23 e 24 de janeiro, apontou a necessidade de inserir-se ao calendário nacional de lutas pela recomposição salarial da categoria. Na ocasião, ficou determinado o acompanhamento das atividades em nível nacional, diretamente ligadas ao Fonasefe e à mesa nacional de negociação.
Localmente, a Diretoria fará uma ação direta junto aos gabinetes dos parlamentares paraibanos para angariar o apoio necessário para o pleito da categoria, bem como fortalecer os compromissos já assumidos contra a PEC 32. As audiências serão solicitadas individualmente, ao mesmo tempo em que os parlamentares serão convidados a visitarem a ADUFPB para apresentação das referidas demandas.
Fonte: Ascom ADUFPB