Os integrantes (titulares e suplentes) do Conselho de Representantes da ADUFPB – Gestão 2022/2024 tomaram posse na tarde desta quarta-feira (26). A cerimônia de assinatura do Termo de Posse aconteceu na Sala de Leitura da entidade, no Centro de Vivência da UFPB. Na ocasião, foram escolhidos o coordenador e o secretário do CR – respectivamente, os professores Swamy de Paula Lima Soares (Centro de Educação) e Azamor Cirne de Azevedo Filho (Centro de Ciências Sociais Aplicadas).
O atual presidente da ADUFPB, Cristiano Bonneau, abriu a reunião com uma mensagem de boas-vindas aos novos conselheiros e falou dos desafios da nova gestão. Logo depois, o professor Azamor, que também era secretário do CR na gestão anterior, fez um pequeno relato sobre as dificuldades de ação do conselho durante a pandemia. Por fim, Fernando Cunha, ex-presidente e atual secretário da ADUFPB, deu alguns informes sobre a participação da entidade no 65º Conad, realizado na Bahia, na semana passada, e renovou a advertência sobre o golpe dos precatórios, que ainda está na praça. “Hoje mesmo eu recebi denúncias de quatro professores que foram assediados pelos golpistas”, disse.
Logo depois de assinarem o termo de posse, os conselheiros se reuniram com o público presente para uma confraternização, na própria sede. “O objetivo desta gestão é fortalecer a relação entre o sindicato e a base, no intuito de consolidar o sindicato como um espaço fundamental de luta pela democracia”, disse o novo coordenador do CR, Swamy Soares. Segundo ele, a primeira reunião do grupo recém-empossado acontecerá em agosto, durante a qual será estabelecido o calendário para este semestre.
Instância maior – O Conselho de Representantes tem, ao todo, 38 conselheiros, entre titulares e suplentes, representando os diversos centros de ensino da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Compete a esse grupo, entre outras ações, formular políticas gerais e específicas da seção sindical, elaborar documentos básicos sobre problemas de interesse dos sindicalizados e encaminhar sugestões aos outros órgãos da entidade.
Fonte: Ascom ADUFPB