A assessoria jurídica da ADUFPB participa na próxima quinta-feira (21/5), às 15h, de uma reunião online com os professores que sofreram cortes no pagamento do adicional de insalubridade. A atividade vai tratar da ação a ser impetrada pelo sindicato para cobrar a retomada do benefício.
Ela ocorrerá por meio da plataforma de videoconferência Zoom. Para participar pelo celular, é necessário ter o aplicativo baixado no aparelho. Pelo computador ou laptop, basta apenas clicar no link que será disponibilizado momentos antes do evento pelo Whatsapp da ADUFPB (99645-7000).
Os cortes no adicional por insalubridade começaram em 2018 e atingem principalmente os professores dos campi de Areia e Bananeiras. Desde o início, a Diretoria Executiva da ADUFPB tem buscado reverter o problema de forma administrativa em audiências com a Reitoria, mas mesmo assim os cortes foram mantidos.
A medida tem como base na Orientação Normativa n.º 4/2017 – editada pela Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, mas é contrária a princípios legais.
Por esse motivo, no dia 11 de dezembro do ano passado, os professores sindicalizados, reunidos em assembleia geral, autorizaram a ADUFPB, em votação unânime, a impretrar ação na Justiça cobrando a retomada do pagamento da insalubridade. Além disso, a assembleia autorizou que os docentes atingidos pelo processo discutissem e aprovassem o contrato de prestação de serviço jurídico.
AGENDE-SE
Reunião da assessoria jurídica sobre corte da insalubridade
Videoconferência pelo Zoom
Data: quinta-feira, 21/5
Horário: 15h
Fonte: Ascom ADUFPB