A próxima rodada de assembleias da ADUFPB já tem data marcada. Será nos dias 12 e 13 de dezembro. No primeiro dia, reúnem-se, de forma presencial, os docentes dos campi de Areia e Bananeiras. No segundo, os de João Pessoa e Litoral Norte, no modelo híbrido (presencial com transmissão pelo Zoom). A pauta envolverá dois temas que devem concentrar as atenções do sindicato neste final de ano: o 42º Congresso do Andes – Sindicato Nacional e a apreciação das contas do sindicato.
Em relação ao Congresso do Andes, os professores e as professoras da ADUFPB irão eleger, em assembleia, os delegados que representarão o sindicato no evento, programado para ocorrer de 26 de fevereiro a 1º de março, em Fortaleza (CE). Além disso, vão apreciar os Textos de Resolução (TRs) que a ADUFPB irá encaminhar para compor o Caderno de Textos, documento que orienta os debates e deliberações do congresso.
Oficinas de TRs
Para elaborar os TRs, serão realizadas, nesta quinta-feira, 23, e na segunda-feira, 27, oficinas abertas aos(as) sindicalizados(as). O presidente da ADUFPB, Cristiano Bonneau, explica que a proposta é discutir os principais temas de interesse do sindicato e construir coletivamente os Textos de Resolução.
As oficinas ocorrerão na Sala de Leitura da sede do Centro de Vivência, a partir das 15h. O conjunto de textos elaborados nos dois encontros será primeiramente apresentado à assembleia docente, nos dias 12 e 13 de dezembro. Se aprovados pela categoria, eles serão encaminhados para o Andes para compor o Caderno de Textos do 42º Congresso.
Cristiano Bonneau destaca que os TRs traçam o rumo da atividade sindical no ano, como o calendário de lutas e as pautas centrais. Por esta razão, é muito importante que a ADUFPB colabore com a formação do documento, de modo que as demandas dos docentes da UFPB possam pautar também o sindicato nacional.
Contas da ADUFPB
A rodada de assembleias dos dias 12 e 13 também irá tratar da apreciação das contas da ADUFPB referentes aos anos de 2018 e 2019. Para isso, uma comissão já foi formada pelo Conselho de Representantes com a missão de avaliar as contas e apresentar um relatório à assembleia.
A comissão é formada pelas professoras Helen Ramalho de Farias Pinto e Nilvânia dos Santos Silva, que já estão estudando os documentos contábeis em reuniões periódicas na sede da ADUFPB. Importante destacar que qualquer docente interessado em acompanhar o trabalho e conferir as contas do sindicato pode comparecer às reuniões da comissão, cujas datas serão divulgadas nos próximos dias.
Fonte: Ascom ADUFPB