A ADUFPB entrou na Campanha Nacional de vacinação contra a influenza. Graças a uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, o sindicato vai disponibilizar, na próxima quinta-feira (11), das 14h às 18h, uma equipe para vacinar professores(as) na sede da entidade. A ação fará parte da programação do evento “Docente: saúde, cuidado e bem-estar”, uma iniciativa do Comitê Mulheres em Resistência da ADUFPB, que contará também com palestra sobre saúde da mulher, debate e oferta de terapias integrativas.
Na Paraíba, mais de 1,5 milhão de pessoas poderão se vacinar durante a Campanha Nacional contra a Influenza, que começou no dia 18 de março e segue até 31 de maio. Professores e idosos com mais de 60 anos estão incluídos no público-alvo da ação, que inclui ainda crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, entre outros.
O Ministério da Saúde alerta para a importância de atender ao chamado para a vacinação, que é um mecanismo eficaz de prevenção, capaz de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população mais vulnerável.
O crescimento dos casos de síndromes gripais na Paraíba vem preocupando as autoridades de saúde. Segundo o mais recente Boletim Epidemiológico de Vírus Respiratórios, este ano, foram confirmados 137 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado, com seis mortos, todos na faixa etária acima de 59 anos.
Saúde e bem-estar
O evento “Docente: saúde, cuidado e bem-estar” será realizado na próxima quinta-feira (11) no Terraço Cultural Silvio Frank Allen, na sede da ADUFPB, localizada no Centro de Vivência do campus I da UFPB.
A partir das 15h, a programação terá palestra da médica Lúcia Sarmento, professora adjunta do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da UFPB e mastologista do Hospital Universitário Lauro Wanderley, que vai trazer informações sobre diagnóstico, prevenção e cuidados com o câncer de mama. Na sequência, haverá roda de conversa sobre o assunto.
Ao fim do debate, serão oferecidas práticas integrativas como biodança, yoga, massagem, tai chi chuan e auriculoterapia, com as terapeutas holísticas colaboradoras Rosangela Marques Batista Alves, Rosimere da Silva, Brena Meira, Sandra Barbosa da Costa e Alice Lumi.
O evento faz parte do projeto “Promoção da Saúde e da Qualidade de Vida do Docente da UFPB” e está sendo organizado pela vice-presidente do sindicato Lenilma Bento, que será a mediadora do debate. Segundo ela, a programação é voltada à comunidade docente, mas não é exclusiva para mulheres. “A proposta é fazer uma reflexão sobre como estamos cuidando da nossa saúde e oferecer também um momento de autocuidado, com as práticas integrativas”, afirmou.
Fonte: Ascom ADUFPB